25/10/20
PUBLICIDADE
Evite problemas!

Especialista dá dicas para preparar cães e gatos à volta da rotina

Depois de passar meses com seus donos em casa, cães e gatos acabaram se acostumando com a constante presença dos humanos. Só que, agora, com a flexibilização do isolamento social, eles precisam ser preparados para o distanciamento do tutor, de forma a não prejudicar o emocional dos bichinhos.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


"Durante a quarentena grande parte dos tutores dedicaram mais tempo aos pets, brincando, passeando e, claro, se divertindo mais. Com a possibilidade de volta ao trabalho, existe uma chance grande dos animais, principalmente os cães, que são mais dependentes, desenvolverem a síndrome de separação, um momento de estresse agudo que surge quando o animal tem que ficar sozinho”, alerta Ricardo Ueda, educador pet da AmahVet, voluntário Abrigo Chácara da Dolores e fundador da Educa Pet.

Para ajudar os donos de animais a passarem por essa nova fase, Ueda dá algumas dicas. A primeira delas é começar a isolar o cão em alguns momentos durante o dia.

"Inicie com 30 minutos de duas a três vezes ao dia, durante dois dias seguidos. No terceiro dia, deixe-o sozinho por uma hora e, no quarto, por duas horas. Aproveite aqueles momentos que você realmente precisa sair de casa”, orienta.

O segundo passo é diminuir a interatividade e brincadeira diárias. "Aumente os isolamentos gradativamente até o dia que a rotina voltar ao normal, assim seu animalzinho vai se acostumando novamente com o afastamento sem sofrer um choque”, recomenda.

E atenção: se mesmo tomando todos os cuidados e fazendo esta preparação o seu pet desenvolver depressão ou algum estágio mais avançado da síndrome de separação, o ideal é procurar um profissional educador canino para ele analisar o perfil da família e do cão e, se necessário, iniciar um tratamento terapêutico natural.

"Tais tratamentos podem ser feitos com florais, aromaterapia ou até música, dependendo de cada caso”, finaliza o especialista.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Jacqueline Sato

Apresentadora diz que Encantadores de Pets é vitrine para incentivar adoção de animais

23 OUT 2020 às 18h07
Veja as imagens

Polícia treina mais de 30 cães de faro para combate ao tráfico de drogas

23 OUT 2020 às 10h18
Boa ação

Causa animal: cães comunitários unem população da Warta

22 OUT 2020 às 17h26
Inusitado

Pato é encontrado usando meias e crucifixo em praia do Rio

21 OUT 2020 às 08h17
Especialista ensina

Cinco cuidados que você deve ter com as aves em períodos de altas temperaturas

20 OUT 2020 às 15h01
37 metros

Arqueólogos descobrem geoglifo de gato de 200 a.C. a 100 a.C., em Nazca, no Peru

20 OUT 2020 às 14h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados