Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite problemas!

Especialista dá dicas para preparar cães e gatos à volta da rotina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jul 2020 às 09:01
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de passar meses com seus donos em casa, cães e gatos acabaram se acostumando com a constante presença dos humanos. Só que, agora, com a flexibilização do isolamento social, eles precisam ser preparados para o distanciamento do tutor, de forma a não prejudicar o emocional dos bichinhos.

"Durante a quarentena grande parte dos tutores dedicaram mais tempo aos pets, brincando, passeando e, claro, se divertindo mais. Com a possibilidade de volta ao trabalho, existe uma chance grande dos animais, principalmente os cães, que são mais dependentes, desenvolverem a síndrome de separação, um momento de estresse agudo que surge quando o animal tem que ficar sozinho”, alerta Ricardo Ueda, educador pet da AmahVet, voluntário Abrigo Chácara da Dolores e fundador da Educa Pet.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ajudar os donos de animais a passarem por essa nova fase, Ueda dá algumas dicas. A primeira delas é começar a isolar o cão em alguns momentos durante o dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


"Inicie com 30 minutos de duas a três vezes ao dia, durante dois dias seguidos. No terceiro dia, deixe-o sozinho por uma hora e, no quarto, por duas horas. Aproveite aqueles momentos que você realmente precisa sair de casa”, orienta.

Publicidade


O segundo passo é diminuir a interatividade e brincadeira diárias. "Aumente os isolamentos gradativamente até o dia que a rotina voltar ao normal, assim seu animalzinho vai se acostumando novamente com o afastamento sem sofrer um choque”, recomenda.


E atenção: se mesmo tomando todos os cuidados e fazendo esta preparação o seu pet desenvolver depressão ou algum estágio mais avançado da síndrome de separação, o ideal é procurar um profissional educador canino para ele analisar o perfil da família e do cão e, se necessário, iniciar um tratamento terapêutico natural.

"Tais tratamentos podem ser feitos com florais, aromaterapia ou até música, dependendo de cada caso”, finaliza o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade