Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Hipertensão: saiba o que a doença pode causar em cães e gatos

Lívia Marra - Folhapress
13 fev 2020 às 09:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Animais de estimação também podem sofrer com a elevação anormal da pressão arterial. Se não for controlada, a hipertensão pode causar lesões sérias no coração, nos olhos, no cérebro ou nos rins, levando à insuficiência cardíaca, cegueira, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.

Assim como nos humanos, a doença pode ser silenciosa em cães e gatos. Nos pets, a hipertensão acontece de forma secundária, ou seja, é causada por outras doenças - como diabetes, tumores e doenças renais. "Às vezes, pode ter uma cansaço mais aparente, não enxergar direito, beber mais água, estar com o apetite caprichoso, ter desmaio, porém, muitas vezes, diagnosticamos quando algo sério já está acontecendo", afirma Carla Berl, fundadora da rede de hospital veterinário Pet Care.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os aparelhos usados por humanos não servem para medir a pressão arterial nos pets. Para isso, existem dois métodos: por meio de cateterismo arterial ou com auxílio de um aparelho especial com doppler.

Leia mais:

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família

Imagem de destaque
Rolândia e Jaguapitã

Trator, veículos e R$ 390 mil são apreendidos em operação contra furto de ração

Imagem de destaque
Cuidado redobrado

Páscoa aumenta número de casos de intoxicação alimentar em cães

Imagem de destaque
Não foi de tiros

Sucuri Ana Júlia morreu de causas naturais em MS, aponta perícia


Cães de pequeno porte são mais propensos à hipertensão, assim como animais com doença renal, endócrina ou cardíaca. Pets idosos também sofrem com a doença.

A recomendação é que o tutor leve o animal ao menos uma vez por ano para monitoramento. No caso de cães e gatos já diagnosticados com a doença, a pressão deve ser checada a cada dois meses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade