Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia do Cão-Guia

Instituto reforça a necessidade de aumentar a entrega de cães guias

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 abr 2021 às 14:18
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia do cão-guia, última quarta-feira do mês de abril, dia 28, o IRIS, Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social referência no setor, comemora a data com o feito de mais de 40 cães-guias entregues para pessoas com deficiência visual no país. O instituto é responsável por treinar e doar cães-guias para cegos contemplados em seu programa de doação. O tema é de extrema importância para a sociedade, estima-se que existam cerca de 200 cães-guias em circulação no Brasil hoje.


De acordo com o último censo realizado no país (2010), 6,5 milhões de brasileiros apresentam deficiência visual severa, cerca de meio milhão de habitantes do Brasil são completamente cegos e 6 milhões têm grande dificuldade de enxergar. "Poder contribuir para aumentar a inclusão social dos cegos é muito gratificante porquê estamos ampliando o universo de atuação destes usuários em todos os aspectos, contribuindo muito para sua qualidade de vida”, afirmou José dos Santos Filho, presidente e cofundador do IRIS.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde seu nascimento até a entrega do cão-guia, o processo leva em média 18 meses para ser concluído e cada cão-guia custa ao IRIS aproximadamente 50 mil reais. "Hoje, como já temos a expertise do processo de treinamento e a experiência, conseguimos preparar um cão-guia por este custo, mas gostaríamos de ampliar estes números”, acrescentou o presidente. Atualmente, a lista de espera por um cão-guia no Instituto tem aproximadamente 3 mil nomes e todo o custo de treinamento é absorvido pelo IRIS.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Processo de treinamento de um Cão-guia


O processo começa com a seleção dos filhotes, priorizando aqueles cães que apresentam boa saúde, bom temperamento e espírito de liderança. A segunda etapa é a socialização, na qual os cães são recebidos por famílias voluntárias que conduzirão a educação inicial do cão. Na terceira etapa, o cão retorna para a escola e participa de um treinamento onde receberá treinamento especiais com profissionais com formação técnica. Após todo esse preparo, é realizado o vínculo entre cão e o usuário e, por fim, o processo de transferência, no qual o time de graduados (cão e usuário) passa a ser instruído nas áreas onde decorrerá a vida conjunta da dupla.

Outro fator de extrema relevância é a conscientização por parte da sociedade da importância do cão-guia para o usuário. "Infelizmente ainda temos que lidar com constrangimentos em alguns estabelecimentos comerciais que barram ou hostilizam a entrada de cães-guias, isso é vexatório para o usuário e muito triste para todos nós, por isso o IRIS luta por essa causa e continuará lutando”, enfatizou o presidente. O IRIS lembra que a lei 11.126/2005 garante o acesso de todo cão-guia, devidamente treinado e identificado, em qualquer local de uso público e continuará advogando pela valorização dos direitos humanos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade