Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Punição

Londrina: lei contra maus-tratos de animais entra em vigor

N.Com
04 jan 2020 às 11:44
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entrou em vigor a Lei Municipal nº 12.992, que trata da punição por maus-tratos contra animais, em Londrina. A imposição, publicada em 26 de dezembro, estabelece sanções e penalidades para os infratores, por meio de multas que vão de R$ 50 a R$ 100 milhões, além de outras advertências. É possível conferir a publicação da lei, na íntegra, na edição do Jornal Oficial nº 3956.

Anteriormente, os maus-tratos a animais eram regulamentados de acordo com o Código de Posturas do Município de Londrina (lei nº 11.468/11), pelo Código Ambiental do Município de Londrina (lei nº 11.471/12), e pela Lei Federal de Crimes Ambientais (lei nº 9.605/98). No entanto, segundo a diretora de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Graziella Santana, nenhuma legislação definia a abrangência e as tipificações dos delitos cometidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Consequentemente, a nova lei municipal foi elaborada com intuito de esclarecer e tratar do assunto com mais responsabilidade. "A Lei foi criada para atender a demanda que nós temos, o anseio da sociedade por uma punição mais eficaz. Ela estabelece um rol maior do que se tratam os maus-tratos. Agora, nesta legislação, vamos ter um compilado de todas as outras leis, com mais liberdade e segurança para atuar”, explicou a diretora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


O texto determina que maus-tratos, abandono, negligência e outras infrações contra a vida de animais podem sofrer as seguintes sanções: advertência; multa simples; multa diária; apreensão de animais; apreensão de instrumentos, apetrechos ou equipamentos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização de produtos; suspensão parcial ou total das atividades; sanções restritivas de direito; e prestação de serviços comunitários em atividades relacionadas a animais.

Publicidade


Para determinar o valor da multa aplicada e as sanções estipuladas ao infrator, servidores da Sema irão avaliar critérios como a gravidade do delito, a capacidade econômica e o grau de conhecimento do infrator, além de outras análises. O autuado poderá recorrer em primeira instância à Sema, e em segunda instância ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais (COMUDPA). A quantia obtida pela aplicação da multa será revertida para o Fundo Municipal de Proteção aos Animais (Fupa), cujo objetivo é atender os animais negligenciados por seus donos.


Há a possibilidade, ainda, em conjunto com a penalidade estabelecida, da aplicação do curso de Guarda Responsável e Bem-Estar Animal, para que o indivíduo aprenda a cuidar corretamente dos animais, em caráter obrigatório

Como denunciar – Para denunciar casos de maus-tratos aos animais basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp 24 horas da Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema, no telefone (43) 9 9994-8677. É recomendado que a denúncia acompanhe fotos e vídeos, para que se tenha noção da gravidade do caso. O número (43) 3372-4775 também atende aos chamados realizados de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade