Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os números

Londrina recebe 2,3 mil denúncias de maus-tratos a animais

Micaela Orikasa - Grupo Folha
04 dez 2020 às 08:21
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o início de 2020, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema (secretaria municipal de Ambiente) de Londrina já registrou 2.301 denúncias de maus-tratos em Londrina, sendo 60% relacionadas a cães presos em correntes ou cabos de aço, seguido de situações de abandono. Os números chamam a atenção para a campanha Dezembro Verde, campanha nacional de conscientização contra abandono e maus-tratos a animais, e que em Londrina foi lançada na manhã desta quinta-feira (3).


Segundo o gerente de Proteção Animal da pasta, Alessandro Capeloto, os locais onde a equipe é frequentemente acionada por motivo de abandono são: Usina Três Bocas, Estrada do Limoeiro, Pool de Combustíveis e os patrimônios Espírito Santo e Regina. "A Guarda Municipal já está em alerta nesses locais, monitorando esse tipo de prática. Quem for pego pode responder criminalmente, pagar multa de R$ 2 mil e, dependendo do caso a penalidade pode resultar até em prisão”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sobre os animais presos em correntes, que ocupa o topo da lista de denúncias, Capeloto explica que a Lei Municipal 12.992 de dezembro de 2019 proíbe o responsável de cercear o movimento do animal. "Ou seja, não pode mantê-los presos a correntes ou cabos de aço. Orientamos as pessoas a construir um canil para que o cão fique em um espaço adequado. Isso foi ser feito com pallets, por exemplo, que tem baixo custo”, diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Para Capeloto, a conscientização da população é o "pilar" que precisa ser sustentado. A partir desta compreensão, a Sema promove pelo segundo ano a campanha Dezembro Verde, lançada na manhã de quinta-feira (3) em Londrina.

Saiba mais sobre a ação das ONGs lendo a matéria completa na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade