Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descubra

Mito ou verdade: Gatos podem tomar leite?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 mai 2021 às 14:36
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Adoráveis, companheiros e divertidos. Os gatos são bons animais que podem servir de companhia para qualquer pessoa. Quando domesticados, passam a fazer parte da rotina da família e merecem toda a atenção, inclusive em relação à sua alimentação.


É nessas horas que muitos tutores ficam com a seguinte dúvida: Eles podem ou não tomar leite? Qual é a dosagem ideal? A veterinária Melanie Marques explica e orienta os proprietários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Melanie, a resposta para essa pergunta é: "Sim e não”. A veterinária conta que, "quando filhotes, como todos os animais mamíferos, os gatinhos alimentam-se do leite da mãe. Para digerir a lactose (o açúcar do leite), o organismo deles produzem a enzima necessária para a digestão do leite materno”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação

Imagem de destaque
Amor pelos felinos!

Dia Mundial do Gato: 7 dicas para 'mães e pais' de primeira viagem

Imagem de destaque
Dicas

Saiba como manter seu pet confortável e seguro no verão


Porém, "conforme os gatos crescem, eles se adaptam a ingestão de alimentos sólidos. Como o organismo é perfeito, ele vai gradualmente decaindo a produção da enzima lactase. Como consequência disso, os efeitos de se dar leite é prejudicar o sistema digestório e intestinal, já que, devido a não assimilação adequada - ou seja digestão - do leite”. A veterinária detalha que nesses casos o animal pode sofrer de gases, diarreia e ter até dores abdominais.


Mas, por que em alguns animais eles tomam leite e "nada” acontece? De acordo com a veterinária, "nem todos os felinos domésticos deixam de produzir a lactase de forma similar, tanto a quantidade quanto o tempo que ela será cada vez menos produzida. Mesmo assim, é muito importante lembrar que gatos não podem reclamar de desconforto ou dores, por isso cabe a nós - humanos- sermos responsáveis com as recomendações veterinárias”, completa.

Diante isso, Melanie Marques deixa uma dica: "Ainda que eles gostem do leite, não convém fornecer o alimento. Ele tem sim muitos nutrientes, mas para nossos amigos felinos, o melhor é oferecer uma alimentação balanceada, especialmente produzida para suprir todas as necessidades deles e sem fazer nenhum mal”, completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade