Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados especiais

Muito calor? Saiba como cuidar dos pets em dias quentes

Lívia Marra - Folhapress
14 jan 2020 às 08:44
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dias quentes são uma delícia para passear e fazer atividades ao ar livre. No entanto, quando a temperatura sobe demais, vem aquela vontade de fazer nada e até um mal-estar. Com os animais não é diferente. Eles também sofrem com o calorão e precisam de cuidados especiais.

Hidratação é fundamental. Se o bichinho é do tipo que bebe pouca água normalmente, vale incentivar e oferecer a ele com frequência. Além disso, a rotina – sua e do pet – pode precisar ser alterada, pelo bem da saúde. Já ouviu aquela pergunta: você andaria descalço no asfalto quente? Então por que seu cachorro pode andar?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso é assunto sério. Mudar o horário do passeio ou optar por caminhos com mais sombra pode evitar dor e ferimento no animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família

Imagem de destaque
Rolândia e Jaguapitã

Trator, veículos e R$ 390 mil são apreendidos em operação contra furto de ração


O solo quente pode queimar os coxins – as almofadinhas das patas –, o que pode levar à infecção.

Publicidade


Pulgas, carrapatos e mosquitos também podem ser problemas no calor. Há produtos preventivos e repelentes, que devem ser usados com orientação do veterinário. Apenas o profissional saberá avaliar o medicamento e a quantidade indicada conforme as condições físicas e o porte do animal.


E, se você viajar na companhia do amigo peludo, lembre-se de que há regras a serem seguidas no transporte – o animal deve ir no banco traseiro, em cadeirinha específica – e cuidados com o destino. À praia, por exemplo, os bichos podem ir desde que sejam aceitos no local. Entretanto, é preciso ter atenção, já que a praia pode ser uma fonte de problemas dermatológicos.

Publicidade


Outra dica é ficar de olho nos animais quando eles estiverem nadando. Embora seja natural os bichinhos baterem as patinhas na água e algumas raças terem mais habilidade para a natação, há animais que precisam de ajuda e outros que correm riscos se não forem observados por seus tutores.


Por esses e outros motivos, é preciso ter muito cuidado no verão e hidratar os bichinhos, até porque, em dias quentes, os animais podem ter uma hipertermia – a temperatura corporal aumenta, podendo causar até mesmo a morte.

Publicidade


Hidratação - Ofereça líquidos e deixe o animal em lugares frescos e com sombra; cães não transpiram através da pele.


Sem exercícios no sol! - Passeios devem ser feitos antes das 9h ou quando a incidência do sol for menor; não leve o animal para correr, pois pode haver hipertermia (aumento da temperatura corporal), o que pode levar à morte.

Publicidade


Filtro solar - A pele dos pets sofre com a ação dos raios solares e deve ser protegida; os bichos podem sofrer queimaduras nas almofadinhas das patas; consulte o veterinário.


Alimentação - O alimento estraga mais rápido no calor; ingerir comida imprópria pode causar diarreia e vômito no animal; ofereça ração em horários regulares e retire o que não for consumido.


Focinho curto - Algumas raças, como pugs e buldogues, têm maior predisposição a dificuldade respiratória; seja cauteloso com exercícios físicos e não force o ritmo do animal.

Pulgas e carrapatos - O calor é propício para a proliferação de pulgas, carrapatos e moscas, que causam doenças; há produtos veterinários para proteger o pet, que devem ser aplicados sob orientação do veterinário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade