A escovação diária dos dentes do cão é necessária a partir dos seis meses de idade. Porém, o hábito a este cuidado pode começar logo cedo, nos primeiros meses de vida. Nesse processo, o médico veterinário tem o papel de orientar o tutor sobre a forma correta de realizar a higiene oral.
É importante que o profissional especializado lembre o dono de associar a escovação a um estímulo positivo, como uma brincadeira, um passeio ou um carinho, já que isso ajuda o animal a aceitar a higienização.
Confira abaixo nove dicas de Fernanda M. Lopes Kubitza, médica veterinária especializada em Saúde Oral do Hospital Veterinário Pet Care:
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
1 - A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os cães e facilita a escovação, mas seu uso não é obrigatório, pois a fricção da escova já é suficiente para limpar os dentes.
2 - Utilizar, com delicadeza, uma escova dental com cerdas macias evita lesões, porém não usar cerdas ultra-macias, que não são abrasivas o suficiente para agir adequadamente. As escovas para humanos podem ser utilizadas nos cães.
3 - A pasta dental para humanos não é recomendada porque o teor de flúor presente nelas é tóxico para os animais. A maioria delas contém sabão e os animais vão engolir inevitavelmente.
4 - O cão deve estar bem confortável. Carícias e mimos ajudam a deixá-lo receptivo à escovação.
5 - Realizar a escovação em ambiente calmo e em um momento tranquilo e relaxado auxiliam o animal a aceitar a higienização.
6 - Não importa o horário em que a escovação será feita - pode ser até mesmo antes de comer - mas sempre que possível tentar estabelecer uma rotina para eles aceitarem mais rapidamente.
7 - A escova necessita estar posicionada a um ângulo de 45° em relação à superfície dos dentes para que as cerdas penetrem suavemente no sulco gengival. Movimentos circulares são corretos.
8 - A escovação deve ser diária, uma vez por dia, e que não precisa durar mais que um minuto.
9 - O uso da escova dental é fundamental. A dedeira pode ser utilizada no processo de adaptação, mas deve ser substituída pela escova assim que o animal estiver condicionado.