Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça as causas

Cachorro comendo cocô? Entenda o que é a coprofagia e saiba como evitar

Folhapress
19 abr 2021 às 15:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pode causar repulsa imaginar que cães comem fezes. Embora provoque estranhamento e aversão em nós, é algo que acontece com frequência, por diferentes fatores.


Um dos motivos é a falta de nutrientes no organismo. Outro é a imitação: fêmeas costumam lamber suas crias para deixá-las limpinhas, e o animal, durante seu desenvolvimento, tende a fazer o mesmo, afirma a veterinária Bárbara Scherer, da DrogaVET.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas esse comportamento pode ser prejudicial à saúde do pet, já que ele corre o risco de ingerir parasitas, bactérias e vírus com os dejetos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


A coprofagia é o hábito que muitos cachorros adquirem de comer suas próprias fezes.

Publicidade


Por que o cachorro come as fezes?


Uma das causas é possivelmente por mímica: filhotes veem a mãe se livrando dos dejetos para limpar o recinto, e então, durante seu desenvolvimento, o animal tende a fazer o mesmo. Outro motivo é a falta de nutrientes no organismo, seja por ausência de vitaminas devido à alimentação empobrecida ou por doenças parasitárias. O convívio com felinos também pode levar o cão a se interessar em ingerir excrementos. O gato é bastante exigente em termos de palatabilidade dos alimentos, por isso as rações comerciais têm bastante proteína -o que não é absorvido pelo gatinho sai em suas fezes, despertando o interesse do cão.

Publicidade


É uma doença ou um hábito?


Pode ser uma condição temporária ou hábito. O importante é não "deixar pra lá" porque pode ser prejudicial à saúde do cão. Usando as ferramentas certas, é possível reverter a situação.

Publicidade


Há relação com raça?


A coprofagia é mais comum em raças pequenas porque, nesses casos, os filhotes são mantidos em ambientes pequenos e restritos junto com a mãe, que limpa as próprias fezes e a dos bebês caso ninguém o faça. E, desta maneira, o filhote aprende a fazer errado.

Publicidade


Como evitar?


Sempre manter os espaços de criadouros higienizados e a boa saúde dos cães com alimentos completos e balanceados, adequados à idade e controle de parasitas. Outra dica é restringir acesso deles às caixas de areia dos gatos.

Buscar orientação de um veterinário é fundamental, afirma a veterinária. Em caso de deficiência nutricional, exames apontarão a causa e, consequentemente, o tratamento correto. Se o problema for comportamental, há produtos que auxiliam o animal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade