Notícias

Como ter um bichinho de estimação contribui para a saúde mental

22 abr 2021 às 17:34

Um animal de estimação pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. A presença de um bichinho em casa traz muitos efeitos positivos, principalmente para a saúde mental e emocional. Em meio à pandemia de COVID-19, a saúde mental de milhares de pessoas foi afetada, tendo aumentado o número de casos de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. Ter um pet ao seu lado no meio de toda a confusão pode amenizar bastante os sintomas mais graves desses transtornos.


Segundo uma pesquisa feita pela Kinship, mais de 90% dos tutores deixam claro o quanto é importante o apoio emocional que seus pets prestam. 71% afirmam que os animais foram fundamentais na estabilidade e na força para enfrentar 2020, dizendo que "não teriam resistido a 2020 sem seus pets”. A pesquisa reúne mais de mil entrevistados nos Estados Unidos, maiores de 18 anos, e foi focada no ano de 2020, por conta do isolamento social decorrente da pandemia. Os dados também mostram que mais de 80% dos tutores admitiram que um dos principais benefícios da quarentena foi ficar mais próximos de seus pets.


Não à toa, alguns hospitais adotam terapias com a presença de animais de estimação. É o caso de cães terapêuticos treinados para auxiliar pacientes que estão internados com ansiedade generalizada, estresse pós-traumático e depressão severa, além de câncer. A equoterapia também é uma opção para hospitais que atuam na recuperação de pessoas com deficiência, já que faz com que o paciente movimente o corpo inteiro desde o momento de montar no cavalo, auxiliando na correção da postura, no equilíbrio, na movimentação e na coordenação motora, agindo também na saúde mental.

Um dos bichinhos mais adotados pelos brasileiros, no entanto, é o cachorro, conhecido popularmente como o melhor amigo do homem. Segundo dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil, dos quase 140 milhões de bichinhos de estimação em lares brasileiros, 54,2% são cães. Com a tendência de serem muito carinhosos e brincalhões, o cachorro é a companhia perfeita para você que quer um companheiro para a vida toda. Além de ajudar na saúde mental, os cães exigem atividades físicas, fazendo com que os tutores sejam menos sedentários ao passear e brincar com o pet, auxiliando o controle de pressão arterial, diabetes e reduzindo o estresse.


Continue lendo