É através da higiene bucal dos cães que muitos problemas dentários são evitados, como doenças que são causadas pela infiltração de bactérias bucais no sangue e até mesmo o mau hálito. Portanto, é muito importante cuidar da arcada dentária canina. Confira algumas orientações.
1. Alimentação
Um dos fatores que influencia na saúde bucal do cachorro é a comida que ele come. O alimento adequado para um cão é o alimento seco e sólido, que ajuda a fortalecer a arcada dentária e evita os restos entre os dentes.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
2. Escovação dos dentes
Pode parecer estranho, justamente porque as pessoas não têm o costume. Mas o ideal é escovar os dentes do cachorro todos os dias, assim como os humanos. Se acostumado desde filhote, o cão nem vai se importar. Você pode consultar com o veterinário quais os melhores produtos – e maneiras - para realizar esse procedimento.
3. Brinquedos
Os brinquedos podem prevenir o acúmulo de tártato na boca dos pets. Principalmente se forem de borracha natural e náilon, funcionam como limpadores, ajudando a limpar e a fortalecer a arcada.
4. Dentifrícios caninos
Os dentifrícios caninos nada mais são do que os "ossinhos" mastigáveis que os pets adoram. Eles também ajudam a promover a saúde bucal do seu pet, além de alegrá-lo, portanto não deixe faltar e sempre verifique a qualidade, os ossinhos não podem conter componentes tóxicos.
5. Cuidado com as raças de menor porte
As raças de pequeno e médio porte são muito mais propensas a desenvolver doenças bucais. Nesses casos, é ainda mais importante a presença de uma boa ração na rotina do animal. E nunca deixar de observar a boca do animal.
6. Veterinário
Não é difícil cuidar da arcada dentária canina, mas realizar os procedimentos adequados não quer dizer que o pet deve deixar de ir ao veterinário. As consultas regulares são capazes de identificar problemas que os tutores não podem ver, então mantenha as visitas ao veterinário.
Com informações de Meus Animais