Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde do pet

Conheça as principais doenças infectocontagiosas dos gatos e saiba como preveni-las

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 jul 2020 às 10:11

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Nós gatos já nascemos pobres, porém já nascemos livres.” Quem nunca ouviu os versos do famoso musical Os Saltimbancos, de Chico Buarque, a respeito dos gatos e de sua personalidade?

Com uma população de 139,3 milhões, o Brasil já é o segundo país com maior número de animais de estimação. Deste total, 23,9 milhões representam gatos, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A população de felinos cresce muito, ano a ano. É importante que voltemos nossas atenções a eles; representam uma parcela bastante significativa dos animais de companhia hoje”, diz o médico-veterinário Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

Leia mais:

Imagem de destaque
E tem rede social!

Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet


Seja o seu bichano mais livre ou de apartamento, como diz 'A História de uma gata', de Os Saltimbancos, o cuidado é imprescindível.

Publicidade


"Doenças infectocontagiosas são muito comuns e causam problemas sérios nos felinos. Algumas podem ser evitadas com vacina, mas há outras em que nem o tratamento é satisfatório”, explica Merlo.


A especialista destaca algumas destas principais doenças abaixo:

Publicidade


Panleucopenia


Causada por vírus, é também conhecida como parvovirose dos gatos. Filhotes são altamente propensos a esta doença, cujos sintomas principais são vômitos acompanhados ou não de diarreia, febre e tristeza. Se não tratada a tempo, pode ser letal.

Publicidade


"Não há medicamento que elimine o vírus. Por isso, a prevenção é a melhor alternativa”, recomenda Merlo. Para isto, a Zoetis recomenda Felocell CVR, Felocell CVR-C e Fel-O-Vax. Indicadas para animais a partir de 8 semanas de vida.


Manifestações do Complexo Respiratório Felino (CRF)

Publicidade


Bastante comuns, têm alta prevalência em animais que vivem ou que já viveram em colônias. O CRF é causado por três agentes principais – o herpevirus felino, o calicivirus felino e a Chlamydia felis.


A transmissão se dá por meio de contato direto com secreção ocular, nasal e oral, além comedouros, bebedouros e brinquedos. Também há a transmissão indireta, quando um gato doente tosse ou espirra, por exemplo, eliminado partículas contendo os agentes.

Publicidade


"Há animais que nunca conseguem eliminar os agentes após a infecção, e nesses casos a vacina pode ajudar a evitar crises. Para os animais que nunca foram infectados, a vacina é uma ferramenta ainda mais importante”, explica o especialista.


Para o CRF, a recomendação da Zoetis é a Felocell CVR, Felocell CVR-C ou Fel-O-Vax, sendo que apenas a Felocell CVR-C e a Fel-O-Vax protegem contra a clamidiose. São indicadas para animais a partir de 8 semanas de vida.

Publicidade


Leucemia viral


Doença incurável é causada por um vírus que afeta o sistema imune dos gatos, facilitando o aparecimento de infecções por bactérias e mesmo de alguns tipos de tumor.


"Fazendo um paralelo com os humanos, é como a AIDS”, explica Merlo. A transmissão acontece principalmente quando um animal infectado lambe outros gatos, uma vez que o vírus é excretado em abundância na saliva.

"É uma doença silenciosa na maioria das vezes e, se diagnosticada tardiamente, pode não ter tratamento curativo”, diz. Fel-O-Vax é a recomendação da Zoetis. Indicada para animais a partir de 8 semanas de vida


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo