Notícias

Descubra como fazer seu cachorro dormir durante a noite

25 mai 2020 às 09:46

Muitos cachorros não têm o costume de dormir durante a noite, especialmente quando são filhotes. Por isso, uma dúvida muito comum entre os tutores é: como ajudar o cãozinho a dormir no mesmo horário em que as pessoas da casa?

Para auxiliar o cachorro a dormir durante a noite, confira abaixo três dicas que podem melhorar o sono do animal e, consequentemente, dos tutores. Veja:


Veja se o animal está bem


É normal que os cachorros fiquem acordados durante a noite por motivos banais, como excesso de energia e falta de sono. Contudo, o tutor precisa estar atento aos comportamentos persistentes do animal, já que podem indicar algum problema, como dores, fome e até mesmo frio.


Por isso, ao perceber que o cachorro não dorme à noite, investigue quais são as possíveis causas. Especialmente no inverno, disponibilize uma coberta extra para que o animal não sofra com o frio. Além disso, verifique se a quantidade de ração dada ao cachorro está adequada ao seu tamanho, raça e idade.


Se após verificar e corrigir todos esses fatores o cachorro continuar acordado durante à noite, pode ser que ele esteja com dores. Nesse caso, a melhor alternativa é buscar atendimento veterinário.


Crie uma rotina


O relógio biológico não existe apenas para os humanos. Com os cachorros não é diferente, já que eles costumam, na maioria das vezes, sentir fome e sono nos mesmos horários todos os dias. Para que o animal saiba a hora de dormir e se adapte a esse horário, o tutor precisa estabelecer uma rotina rígida com atividades variadas.


Definir horários para a realização das tarefas durante o dia auxilia o organismo do cachorro a se adaptar com a rotina, o que fará com que ele durma melhor durante a noite.


Faça passeios e brincadeiras durante o dia


Uma maneira bem eficaz de diminuir as reservas de energia do pet durante a noite é fazer passeios e brincadeiras ao longo do dia. Isso porque, ao brincar, ele se cansa e tem mais chances de se render ao sono mais tarde. Neste período em que o isolamento social é recomendado para evitar a disseminação da Covid-19, brincadeiras em casa, como jogar a bolinha e esconde-esconde, são ótimas opções de fazer o pet gastar energia de forma saudável.


Ah, e aqui vai um lembrete: não faça passeios e brincadeiras pouco tempo antes da hora de dormir, uma vez os cachorros ficam agitados e eufóricos e podem não descansar como é esperado.


Outra orientação importante é levar o animal até o veterinário para consultar quais são as melhores brincadeiras que podem ser aplicadas. Isso porque as atividades físicas podem variar de acordo com a raça, o tamanho e a idade dos cachorros.

(Com informações do site Petz.)


Continue lendo