Os cachorros são animais dóceis, sociáveis e muito inteligentes. Para avaliar essa última característica, muitos atributos são levados em conta. Existem cães que são ótimos para a vida no campo, enquanto outros são mais adaptados à urbanização, por exemplo. De maneira geral, para determinar o nível de inteligência de cada raça, os especialistas avaliam a capacidade de obediência e de aprendizagem do animal.
No livro 'A inteligência dos cães', o neuropsicólogo Stanley Coren elaborou um ranking de raças dos cachorros mais inteligentes. O especialista afirma que existem mais de 100 raças que podem ser consideradas superinteligentes, mas classificou os três primeiros segundo critérios de obediência.
Veja abaixo o ranking elaborado por Coren:
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
1º lugar - Border Collie
Para Coren, cães da raça Border Collie são os mais inteligentes quando o assunto é obediência. Isso significa que esses animais podem aprender um comando de seu tutor em até cinco segundos.
2º lugar - Poodle
Os poodles ocupam o segundo lugar no ranking de Coren por serem inteligentes e possuírem alta capacidade de trabalho. Além de espertos, esses animais são ativos, alegres e muito companheiros.
3º lugar - Pastor Alemão
Cães da raça Pastor Alemão são bastante conhecidos por trabalhos policiais, investigativos e até médicos. Por isso, não é surpreendente que esses cachorros sejam obedientes e bastante inteligentes, não é mesmo?!
Apesar dessas três raças ocuparem o pódio do ranking, Coren não se esqueceu dos cachorros sem raça definida, os conhecidos vira-latas. Esses animais são formados pela mistura de várias raças e, por isso, são bastante inteligentes.
(Com informações do site Petz.)
*Sob supervisão de Fernanda Circhia.