A Secretaria Municipal de Defesa Social promove a primeira "Cãominhada da Guarda Municipal de Londrina". O evento acontece no dia 25 de maio, sábado, às 9h e é aberto para a participação de toda comunidade. Para participar basta levar 1kg de ração animal na sede da Guarda Municipal, localizada na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, às margens do Lago Igapó 2, até o dia 25, data da caminhada.
A ideia do evento surgiu no mês de abril, que é dedicado à prevenção de maus-tratos contra animais (Abril Laranja), e visa ampliar a interação entre a sociedade e o (GOC) Grupamento de Operações com Cães da GM, promotor da ação. Em 2018 a Guarda Municipal atendeu 196 ocorrências de maus-tratos, por meio da central de emergência 153. Até o final de março deste ano, foram 30 registros.
Para o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, a conscientização e a promoção de ações sociais são importantes, pois o canil da GM tem essa função. "O objetivo nosso, de participar nessa ‘cãominhada’, é levar informações aos proprietários no que se refere ao comportamento dos animais, principalmente em situações de rua, quando o proprietário está conduzindo o animal, em caminhadas ou corrida em parques. É importante ressaltar que quando as outras pessoas tiverem algum receio com os cães, é necessário que o proprietário saiba como conduzir diante desse cenário. Outro aspecto é a questão dos maus-tratos. Esse tipo de evento vem despertar uma consciência a respeito disso", explicou.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
De acordo com o supervisor do Grupo de Operações com Cães da GM, Jesse Bortoto, esse evento pretende conscientizar para reduzir esses números. "A Guarda atende diversas ocorrências de maus-tratos a animais, seja no apoio aos órgãos de fiscalização, ou através de verificação de denúncias que chegam na nossa central. Com isso nós queremos levantar a bandeira da não violência contra os animais, conscientizando a sociedade, e divulgar nossas atividades para a população, para que elas possam saber como e em quais situações nós podemos atender", explicou.
O percurso da caminhada será de 2,5 km, equivalente a uma volta no Lago Igapó. Equipes do departamento de Educação Física da Unopar vão medir a pressão e realizar uma sessão de alongamento para todos participantes antes do início. Ao final vários brindes serão distribuídos pelos parceiros do evento. Será montada uma barraca com bichinhos de estimação, que serão doados. Profissionais da Medicina Veterinária da Unopar vão dar dicas e orientações sobre cuidados e prevenção de doenças.
O evento acontece em parceria com a Unopar, vereadora Daniele Ziober, Imagem (soluções em diagnósticos veterinários), crematório Estrelinha do céu, Associação Defensora dos Animais (ADA), SOS vida animal e Gran Pet banho e tosa.