Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Mitos e verdades sobre o adestramento canino

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 jan 2022 às 19:09
- Petz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros, de acordo com o Radar Pet 2020. Muitos donos desses bichinhos desejam ter um pet obediente, que faz suas necessidades no local correto, mas nem sempre sabem como adestrá-lo corretamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para Luísa Pires, especialista em comportamento de cães e fundadora do Aufabeto - Centro Educacional de Cães, é muito bom ter animaizinhos em casa. E o adestramento assertivo pode proporcionar uma qualidade de vida melhor ao cão e aos tutores. “Ao contrário do que parece, um cão adestrado sofrerá menos restrições na convivência com pessoas e outros animais. Um cão bem comportado pode ficar mais próximo das pessoas que gosta, inclusive dentro de casa”, destaca Luisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação

Publicidade

Ela conta que um cão adestrado recebe mais atenção e interage mais com as pessoas do que um sem nenhum treinamento. “O adestramento, além de melhorar o comportamento do cão, o ajuda a ser mais tranquilo e equilibrado”, diz a especialista. 

Publicidade

Ela ainda destaca ser comum ouvir diversos mitos e verdades relacionados ao adestramento. Confira!

Publicidade

1.    O cão só obedece ao adestrador

Mito. “Um cão que se considera líder da matilha assume as funções e privilégios da posição. Quando o tutor exerce esse papel, é ele quem tomará decisões e, dessa forma, haverá muito menos conflito na relação. Assumir a liderança é fundamental para a boa convivência com o cão, pois os benefícios são inúmeros”, explica Luisa. 

Publicidade

2.    É possível adestrar cachorros filhotes

Publicidade

Verdade. Quanto mais cedo ensinar o cão, mais fácil é o condicionamento e menos problemas serão enfrentados no futuro. “Educar não é resolver os problemas e sim evitar que eles aconteçam. Um filhote com apenas dois meses já pode aprender comandos simples como sentar, deitar, dar a pata, entre outros”, diz. 

Publicidade

3.    Bater no cachorro é uma forma de adestrá-lo

Mito. Pelo contrário, bater e ameaçar são as piores atitudes que você pode ter em relação ao animal. “Fazer isso com seu cão, pode machucá-lo e torná-lo agressivo com outras pessoas”, aconselha a especialista. 

4.    Só raças inteligentes aprendem

Mito. Claro que existem raças mais propensas a aprender com maior facilidade, mas isso não impede que outras raças aprendam algo novo. “Aqui, é importante que o tutor entenda o seu cão, e opte por sessões mais curtas para não desestimular o animalzinho. O ideal é que seja divertido para ambos”, afirma Luisa. 

5.    Saber os comandos não basta

Verdade. Ensinar comandos a um cão não significa que ele irá parar de destruir os móveis ou pular nas pessoas. “Um adestramento bem feito deixa claro para o cão o significado dos comandos, o que você espera em determinadas  ocasiões e como se comportar em certos contextos”, diz.

Por fim, Luisa destaca que um cão adestrado é um cão sabido e não, necessariamente, equilibrado. "É claro que um animal sem ensinamentos é mais difícil de ser obediente, já que ele não saberá, com tanta facilidade, o que se espera dele. Logo, associar o treinamento a  uma rotina com exercícios físicos e mentais, com certeza resultará em um cão obediente como também equilibrado. Equação de sucesso”, destaca.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade