Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça as campanhas

Leucemia e lúpus: como essas e outras doenças afetam os pets

Lívia Marra - Folhapress
05 mar 2022 às 14:45
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste mês, duas campanhas chamam a atenção da população: Fevereiro Roxo, para conscientizar sobre lúpus e mal de Alzheimer, e Fevereiro Laranja, para alertar sobre a leucemia. São doenças que também podem atingir os pets.


Mais comum entre cães, o lúpus atinge animais com predisposição genética e se desenvolve pelo uso de alguns medicamentos ou devido a fatores ambientais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Inflamações na pele, no focinho ou no coração, anemia e insuficiência renal são alguns dos sintomas. "De acordo com alguns estudos, algumas raças podem ter predisposição para desenvolver o lúpus, como o setter irlandês, o pastor alemão, o poodle e beagle. Mas isso não quer dizer que outras estejam livres, já que é um distúrbio imunomediado multissistêmico. Embora seja uma doença incomum, é importante conhecer esta possiblidade", diz Bruna Fabro, médica-veterinária da Botupharma.

Leia mais:

Imagem de destaque
De volta ao lar

Cão é reencontrado cinco meses após desaparecimento em Londrina

Imagem de destaque
Confira

Baixas temperaturas, estresse e outros fatores que levam à queda de resistência nos pets

Imagem de destaque
Adote um amigo!

Feira de Adoção de Animais ocorre no domingo no Londrina Norte Shopping

Imagem de destaque
Higiene

Banho em dias frios: confira dicas de como manter a higiene dos cachorros durante o inverno


Publicidade

Já a Síndrome da Disfunção Cognitiva, semelhante ao mal de Alzheimer, pode afetar animais idosos. É uma doença neurodegenerativa, que causa alterações nas capacidades cognitivas.


Como sintomas, a veterinária cita mudanças no comportamento, como urinar e defecar em locais incomuns e durante o sono, tropeços com frequência pela casa e desorientação. Ela afirma que é um processo biológico complexo, que resulta em perda gradual de capacidade adaptativa e de memória, incluindo aprendizado.

Publicidade


"Caso identifique alguns desses sinais, consulte um especialista para saber como oferecer melhor qualidade de vida, quais os melhores tratamentos para impedir ou retardar a progressão dos sinais incluindo manejos comportamentais e ambientais", orienta.


O cuidado deve ser redobrado no caso da leucemia, já que o tratamento é mais eficiente quando iniciado nos primeiros estágios da doença. Entre os sintomas estão febre, fraqueza, perda de apetite, gengiva com aparência ruim, hemorragia, respiração ofegante e perda de peso.

Publicidade


O tratamento é deliciado, inclui medicamentos contra dores e sessões de quimioterapia, além do cuidado do tutor para evitar deixar o animal sozinho.


"Cães e gatos podem ter diferentes tipos de leucemias que são classificadas quanto à linhagem celular envolvida, sendo a leucemia linfocítica e a leucemia mielóide geralmente as mais comumente observadas e conforme a progressão e maturação das células comprometidas, em aguda ou crônica", diz Bruna.

Publicidade


É sempre importante observar o comportamento e fazer consultas periódicas ao veterinário para que obter o diagnosticado precoce e o tratamento adequado ofereçam qualidade de vida ao animal.


Outra doença contemplada no Fevereiro Roxo é a fibromialgia. Nesse caso, pets podem ser importantes para o sucesso do tratamento.


Uma pesquisa da organização Mayo Clinic, dos Estados Unidos, separou, em dois grupos, 221 pacientes com a doença. Um deles participou de uma sessão de tratamento por 20 minutos com cão terapia e treinador e outro grupo só com o treinador. O primeiro grupo registrou aumento nos níveis de oxitocina e diminuição dos batimentos cardíacos, ocasionado maior bem-estar e, consequentemente, redução das dores.


"A pet terapia pode contribuir de excelente forma no tratamento de pessoas com doenças como depressão ou fibromialgia, pois o ser humano acaba desenvolvendo uma relação que envolve apreço e carinho, beneficiando os pacientes", afirma a veterinária.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade