Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prevenção

Saiba sobre a importância da vacinação em animais domésticos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 mar 2022 às 16:58
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os animais de estimação estão presentes em quase metade dos lares brasileiros. O Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Não à toa, os bichinhos têm sido vistos cada vez mais como membros da família.


Dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2019, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontaram que 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro. Já os gatos faziam parte de 19,3% dos lares brasileiros. São quase 48 milhões de casas no país com pelo menos um pet, o que reforça ainda mais a necessidade de estar de olho na saúde dos bichos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para garantir o bem-estar dos animais e dos tutores, a vacinação é fundamental. É por meio delas que os pets e as pessoas que convivem com eles permanecerão saudáveis. A vacinação previne o contágio entre um animal e outro, ou mesmo entre um animal e pessoas. “O cuidado com o animal está diretamente ligado à prevenção de doenças. E a melhor forma de fazê-la é a vacinação, que deve ser recomendada e administrada por um médico-veterinário”, diz Fabiana Avelar, médica-veterinária e Gerente de Produtos de Animais de Companhia da Zoetis.

Leia mais:

Imagem de destaque
De volta ao lar

Cão é reencontrado cinco meses após desaparecimento em Londrina

Imagem de destaque
Confira

Baixas temperaturas, estresse e outros fatores que levam à queda de resistência nos pets

Imagem de destaque
Adote um amigo!

Feira de Adoção de Animais ocorre no domingo no Londrina Norte Shopping

Imagem de destaque
Higiene

Banho em dias frios: confira dicas de como manter a higiene dos cachorros durante o inverno


Além de ser um ato de amor para com os animais, a vacinação é uma responsabilidade de saúde pública. Existem vacinas obrigatórias e complementares, e o veterinário é quem vai definir o melhor protocolo de vacinação para o seu pet, baseado no estilo de vida, localização geográfica e viagens.


De acordo com as recomendações atuais, cães e gatos devem ser vacinados logo nos primeiros meses de vida. Terminado esse ciclo preventivo inicial, a vacinação deve ser feita anualmente ou a critério do médico-veterinário.


“Essa prevenção é importante tanto para os animais quanto para a proteção de seus tutores, já que algumas doenças de cães e gatos (como leptospirose e giardíase em cães e raiva em cães e gatos) são zoonoses, ou seja, podem passar do animal para o ser humano”, completa Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade