Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você sabia?

Novembro Azul Pet: conscientização ao câncer de próstata em pets

AEN
06 nov 2021 às 09:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mês de novembro, nacionalmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de próstata, também requer atenção aos cães e gatos. Com isso, a Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) lançou nesta terça-feira (2) a campanha Novembro Azul Pet.


Ela atende as políticas de educação ambiental propostas no CEDA (Conselho Estadual do Direito Animal). Durante a semana, serão divulgadas imagens nas redes sociais da Secretaria para chamar a atenção ao tema. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como o câncer de mama, o de próstata tem grandes chances de cura com tratamento precoce. A castração é um dos métodos mais eficazes para a prevenção da doença. Quando realizado antes dos seis meses de vida, o procedimento pode diminuir a incidência do problema nos pets, pois impede o desenvolvimento do tecido prostático. O período de realização da castração depende de orientação veterinária especializada. 

Leia mais:

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família

Imagem de destaque
Rolândia e Jaguapitã

Trator, veículos e R$ 390 mil são apreendidos em operação contra furto de ração

Imagem de destaque
Cuidado redobrado

Páscoa aumenta número de casos de intoxicação alimentar em cães

Imagem de destaque
Não foi de tiros

Sucuri Ana Júlia morreu de causas naturais em MS, aponta perícia


Mesmo castrados, cães e gatos podem desenvolver o câncer de próstata. Por isso, é necessário o exame de próstata periódico nos animais, principalmente com mais de cinco anos de idade. Cerca de 80% dos animais adultos podem apresentar prostatites ou hiperplasia, doenças que apresentam chances de desenvolver o câncer de próstata.

Publicidade


“Os tutores devem ficar atentos a alterações como perda de peso, dificuldade para urinar ou defecar, corrimento uretral, aumento da próstata, presença de sangue ou pus na urina, e também outros sinais mais simples, como dor abdominal, andar com dorso arqueado, e problemas para se sustentar sobre os membros posteriores”, explica a médica veterinária da Sedest, Daniela Tozetto.


A orientação, ao detectar qualquer um desses sinais, é sempre levar o pet ao atendimento médico veterinário. A suspeita de câncer de próstata deve ser feita regulamente com exame de toque retal.

Publicidade


Castração


O Estado do Paraná garante o serviço de castração de animais com o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná, principalmente a famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade.

Publicidade


Desde 2019, o serviço médico veterinário é feito de forma gratuita, com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares. Atualmente, o programa está no segundo ciclo. No primeiro, cerca de 15 mil animais foram esterilizados em 45 municípios. Neste segundo, a expectativa é castrar animais em 80 municípios do Estado.


Além de prevenir o câncer de mama e o de próstata, a castração oferece inúmeros benefícios à saúde animal e humana. Evita a hérnia perineal, câncer de testículo, demarcação territorial com urina, deixa o animal mais calmo e caseiro, evitando brigas e fugas acidentais.


“Este é um programa importante que, além de prevenir diversas zoonoses em animais, oferta um serviço gratuito à população que não tem condições de pagar pelo procedimento em uma clínica. Além disso, os animais saem da cirurgia com o medicamento para a recuperação e um microchip eletrônico de identificação, que ajuda no caso de fuga ou roubo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Sutentável e Turismo, Márcio Nunes.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade