Notícias

O cão rosna e late muito? Saiba como lidar com a situação

19 mar 2020 às 09:12

É só o carteiro ou o leiturista da água chegar que o cachorro fica enlouquecido: late, rosna, tenta avançar. Por que isso acontece? Instinto de proteção. "O cão faz isso na intenção de proteger a casa", afirma especialista em comportamento canino Ricardo Tamborini.

Segundo ele, esse comportamento é resultado de ações repetitivas: o carteiro passa pela casa algumas vezes na semana. Geralmente mexe ou manda um beijinho para o animal, deixa a correspondência e vai embora. Nessa ação rápida, o cachorro começa a latir e, para o animal, o carteiro está indo embora porque ele está latindo.


"O animal não tem a menor ideia que o entregador tem outras coisas para fazer. E os cães aprendem por meio de repetições", diz. O especialista aponta ações para evitar a situação. Uma delas é não encarar o animal - olhar nos olhos é um desafio para o cachorro. As outras são evitar contato físico e conversar com o dono da casa para, se possível, mudar a caixa de correspondência para um lugar mais alto ou externo.

Já o dono, pode providenciar um adestrador para o bichinho. Nem sempre essa relação é tensa. Em Guaratinguetá (187 km de SP), o carteiro Angelo Cristiano é conhecido como amigo dos animais. Ele diz que dá a mão para eles cheirarem e faz um carinho. E tira fotos para provar que a amizade é possível.


Continue lendo