Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Fique atento!

Pets precisam de atenção em tempos de baixa umidade do ar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 nov 2021 às 14:20
Continua depois da publicidade

Estamos na primavera, período de muita irregularidade climática. A previsão é de que, em 2021, a estação tenha chuvas abaixo da média por conta da influência do La Niña que, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), terá predominância a partir de novembro. Com isso, a sensação de baixa umidade permanece e poderemos ter o retorno do déficit hídrico.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O tempo seco traz inúmeros malefícios para a saúde dos humanos e dos pets, como explica a professora do curso de medicina veterinária da Unopar, Roberta Scomparin Nandi. “Os pets apresentam coceira nos olhos, boca seca, dificuldade para respirar e desidratação, portanto é de extrema importância os tutores ficarem atentos a essas situações que acometem principalmente filhotes e idosos que já convivem com doenças como asma e pneumonia. Muitos animais chegam a necessitar de inalação para amenizar os efeitos do ar seco”.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


De acordo com a médica veterinária, o tempo seco propicia o surgimento de algumas doenças virais como a cinomose, que atinge o sistema nervoso dos animais, altamente contagiosa, muito grave e que pode levar ao óbito. “Para prevenir a doença é essencial manter a vacinação em dia e garantir a segurança do seu pet.


A cinomose é extremamente complexa e na hipótese do animal sobreviver, poderá apresentar sequelas neurológicas graves”, alerta a especialista.

Continua depois da publicidade


Para auxiliar os tutores, a professora preparou algumas dicas:


- Durante todo o dia, troque a água dos pets, deixando-a sempre fresquinha para o consumo que deve ser de no mínimo um litro;


- Deixe panos molhados no ambiente dos pets para garantir conforto;


- Os banhos estão liberados, pois ajudam a refrescar;


- Opte por realizar as caminhadas no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais ameno.

Continue lendo