O cuidado com os pets está cada vez mais presente nas famílias brasileiras. De acordo com o último estudo feito pela consultoria CVA Solutions, a contratação de planos de saúde para animais de estimação começa a se tornar uma tendência no país. De acordo com a pesquisa, 8,7% dos donos de pets já contratam planos para seus pets, sendo que em 2016 esse número era de 3,1%.
Atualmente, o pet pode ter acesso a diferentes planos de saúde, que oferecem serviços básicos, como consultas e exames, além de partos, implante de microchip e auxílio-funeral. As companhias estão diversificando seus produtos cada vez mais e já é possível contratar planos com vacinas, castração e reembolsos de procedimentos feitos fora da rede credenciada.
De acordo com Luciana Gomes, gerente da Sucursal Paraná da Porto Seguro, oferecer diferentes produtos pode atender diferentes públicos, aumentando a proteção aos animais domésticos. "Ter flexibilidade proporciona ao cliente um leque de opções, assim, é possível escolher o que mais se adequa as suas necessidades".
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Luciana explica que cuidar de animais de estimação exige responsabilidade e planejamento. "Acredito ser essencial que donos de pets tenham esse tipo de seguro para garantir proteção e tranquilidade, tanto para eles quanto para os próprios animais. Ter um plano de saúde para pets evita um imprevisto financeiro e o bichinho pode ser atendido o mais rápido possível. Para encontrar a opção mais adequada, é importante consultar um Corretor de confiança", aconselha.
Mercado em alta
De acordo com os números atualizados do Instituto Pet Brasil (IPB), o gasto mensal médio do brasileiro com cães é de R$ 338,76. Cães pequenos, até 10 kg, geram um gasto mensal de R$ 266,18. Os médios (de 11 kg a 25 kg), R$ 327,51. Já cães grandes, de 26 kg a 45 kg, geram um gasto mensal médio de R$ 422,59.
O varejo pet nacional movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, crescimento de 4,6% frente a 2017, quando o faturamento final foi de R$ 32,9 bilhões. Com os resultados mais recentes, o Brasil também passa a figurar como segundo principal mercado pet do mundo, com participação de 5,2%, enquanto Reino Unido e a Alemanha o acompanham de perto, com participação de 4,9% cada. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 40% do faturamento de varejo do setor.