Notícias

Será que posso dar carne crua para meu pet? Descubra já

20 jul 2021 às 15:41

Embora a proteína animal seja o principal ingrediente de uma dieta equilibrada para cães e gatos, é preciso ficar atento ao oferecer carne crua para o seu animal. A carne sem cozimento pode ser fonte de agentes causadores de doenças para os pets e para os seres humanos.


Os cães apresentam uma fisiologia capaz de digerir carne crua, pois têm caninos afiados, estômago relativamente grande em relação ao corpo e intestino curto. Por mais que os ancestrais caninos e felinos se alimentassem de carnes cruas, com a domesticação, isso se tornou quase inexistente. O problema está nos patógenos que podem causar doenças ao organismo do animal e desenvolver problemas de saúde pública - são os patógenos que não desencadeiam doenças nos animais, mas podem desencadear nos humanos. Por exemplo, a salmonelose e toxoplasmose.


Um estudo realizado pela Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas mostrou que alimentos crus comercializados para cães podem atuar como fontes de bactérias resistentes aos efeitos de antibióticos, trazendo riscos para a saúde pública. As "superbactérias” têm origem no uso excessivo de antibióticos na criação de gado e produção pecuária, para o controle de doenças.


Não é proibido oferecer carne crua, no entanto, a origem da carne é fundamental e alguns procedimentos devem ser adotados. Como congelar a carne por no mínimo sete dias; dar preferência para carnes magras; o consumo deve ser imediato e em, no máximo, vinte minutos; higienizar o comedouro de forma adequada, entre outros. No entanto, todos os procedimentos não têm eficácia garantida. A fim de garantir a segurança do alimento, o recomendado é dar carne cozida para cães e gatos. (Com informações do Canal do Pet e Petz).

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Continue lendo