Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde dos cavalos

O bem-estar animal na equideocultura atual

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 set 2019 às 08:42
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A preocupação do homem com o bem-estar teve início no século IV a.C., quando Aristóteles conceituou a dor como uma paixão da alma. Em 1809, foi criado na Inglaterra o primeiro órgão contra a crueldade em animais e, desde então, a sociedade vem buscando o equilíbrio entre a produção e o bem-estar animal. Atualmente, o tema tornou-se parte do cotidiano, haja vista o aumento da procura por produtos orgânicos, ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas, leite de vaca a pasto e outros.

Após a Segunda Guerra Mundial, com crescente demanda populacional e consequente necessidade de produzir alimentos, entre 1965 e 1979, foram estabelecidas as "Cinco Liberdades” de: fome e de sede; de medo e de ansiedade; de desconforto; de sofrimento, dor e doença e a liberdade para expressar seu comportamento natural. Entretanto, essas são diretrizes gerais que avaliam o coletivo e não levam em conta a moderna equideocultura que vivemos atualmente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2017, o neozelandês David J. Mellor determinou que a avaliação do bem-estar em cavalos deve ser dada pelos chamados "Cinco Domínios”: comportamento; experiências mentais; nutrição; ambiente e saúde. Esses Cinco Domínios produzem mais influência sobre o sistema produtivo dos animais do que as Cinco Liberdades citadas acima, pois indicam caminhos práticos e positivos para as boas práticas de bem-estar animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Uma adaptação do trabalho de Mellor, realizada pelo Professor Hélio Manso da UFRPE (Universidade Federal Rural do Pernambuco), em parceria com a ABRAVEQ (Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos), em 2018, classificou em "Domínios funcionais e físicos” (como o primeiro: nutrição e hidratação; em segundo: ambiência; terceiro: saúde e bem-estar; quarto: comportamento) e "Domínios de experiências afetivas” (quinto: estado mental).

Publicidade


Porém, a avaliação do ponto de vista dos Cinco Domínios engloba somente o coletivo. E, no cenário atual onde há inúmeras provas equestres com cavalos de alto desempenho, o trabalho desenvolvido pela UFRPE e ABRAVEQ considerou a apreciação individual. A determinação do bem-estar no cavalo acontece por meio de uma pontuação e observa os seguintes pontos: escore corporal, ferimentos, dor ou claudicação, frequência cardíaca em repouso e 30 minutos após o exercício, neutrófilos, anemia e creatinaquinase.


Entidades de classe como o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) incorporou na Resolução 1236/2018 que indicadores nutricionais, ambientais, comportamentais e de saúde devem ser considerados quando se pretende julgar se as práticas de bem-estar estão sendo respeitadas. O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que rege pelas associações de raça no Brasil, sob Decreto nº 9.975 de 2019, é a instância superior para avaliar os protocolos de bem-estar animal elaboradas pelas entidades promotoras de competições.

Sendo assim, a busca pelo conforto dos animais é almejada pelos amantes do cavalo e daqueles que o tem por hobby aos que vivem da atividade. A discussão sobre bem-estar deve ser no campo técnico e com bases científicas, considerando a importância cultural e econômica do setor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade