Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Há solução!

O cão rosna e late muito? Saiba como lidar com a situação

Lívia Marra - Folhapress
19 mar 2020 às 09:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É só o carteiro ou o leiturista da água chegar que o cachorro fica enlouquecido: late, rosna, tenta avançar. Por que isso acontece? Instinto de proteção. "O cão faz isso na intenção de proteger a casa", afirma especialista em comportamento canino Ricardo Tamborini.

Segundo ele, esse comportamento é resultado de ações repetitivas: o carteiro passa pela casa algumas vezes na semana. Geralmente mexe ou manda um beijinho para o animal, deixa a correspondência e vai embora. Nessa ação rápida, o cachorro começa a latir e, para o animal, o carteiro está indo embora porque ele está latindo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"O animal não tem a menor ideia que o entregador tem outras coisas para fazer. E os cães aprendem por meio de repetições", diz. O especialista aponta ações para evitar a situação. Uma delas é não encarar o animal - olhar nos olhos é um desafio para o cachorro. As outras são evitar contato físico e conversar com o dono da casa para, se possível, mudar a caixa de correspondência para um lugar mais alto ou externo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação

Já o dono, pode providenciar um adestrador para o bichinho. Nem sempre essa relação é tensa. Em Guaratinguetá (187 km de SP), o carteiro Angelo Cristiano é conhecido como amigo dos animais. Ele diz que dá a mão para eles cheirarem e faz um carinho. E tira fotos para provar que a amizade é possível.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade