Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Outubro rosa: pets também podem desenvolver câncer de mama

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 out 2020 às 14:19
- Gustavo Araújo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outubro, como se sabe, é o mês da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa, mas, o que poucas pessoas sabem é que esta doença acomete também os pets. Para aproveitar o apelo e sensibilizar os tutores quanto à saúde de seus animais de estimação apresentamos algumas dicas e orientações que apontam os sintomas, o tratamento e como diagnosticar o câncer mamário com a devida antecedência, potencializando as chances de cura.


De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a maior incidência da doença é em fêmeas adultas, entre 4 e 12 anos, mas cerca de 1% a 3% dos casos ocorrem também em machos. Além disso, o veterinário parceiro da farmácia DrogaVET, Bruno Roque, informa que cerca de 50% dos tumores mamários em cadelas são malignos e tendem a ter comportamento agressivo ou metastático e, em felinos, é ainda mais grave a evolução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Este processo tumoral é muito mais frequente nos felinos fêmeas, na qual 90% dos casos se apresentam como malignos e disseminam-se rapidamente pelos linfonodos e o pulmão do animal, culminando, em 80% dos casos, em metástase”, informa o especialista, alertando que esta doença tem uma frequência muito alta quando considerada com todos os tipos de tumores existentes em pets. Ainda segundo o veterinário, diagnosticar o câncer mamário com antecedência é a forma mais eficiente de viabilizar a cura, exatamente como ocorre em humanos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Freepik
Freepik


"Boa parte dos tumores de mama são influenciados pelo estrógeno e progesterona, liberados pelos ovários, e para não desenvolverem a doença, recomenda-se a castração nas fêmeas logo após completarem um ano de vida, idade que garante o desenvolvimento completo dos tecidos do corpo e também o efeito profilático para o câncer de mama. Vale lembrar, ainda, que a castração realizada antes dos seis meses de idade pode desencadear quadros de incontinência urinária e vir, futuramente, a reduzir o papel protetor do estrógeno para outros tipos de cânceres”, aponta Roque.


O veterinário informa ainda que a castração reduz consideravelmente as chances de uma gata ou cadela desenvolver um tumor mamário e ainda evita o desenvolvimento de piometra (infeção uterina), bem como dos cânceres de ovário e útero. "Embora mais raros, respondendo por aproximadamente de 3% a 5% dos casos de tumores, eles também colocam a vida dos pets em risco”, complementa o especialista.

Publicidade


Outra dica importante do profissional é que assim como há o auto-exame realizado pelas mulheres, as mamas do animal também devem examinadas. "A dica é aproveitar o momento de interação e carinho na barriga do pet para palpar as mamas e verificar se não há nenhum nódulo. Nos gatos, que geralmente não apreciam o toque na barriga, pode ser um pouco mais difícil, mas o ideal é tentar acostumar o bichano com a palpação. E, ao identificar um volume diferente do habitual, levar o animal imediatamente ao veterinário, principalmente se esses ‘caroços’ aumentarem rapidamente”, alerta Roque.


Nesse sentido, o tutor deve ficar atento, pois o pet pode apresentar inchaços, feridas, dor e até secreção com odor desagradável. "Em casa, os tutores precisam ficar atentos em relação a esses sinais e sempre realizar check-ups periódicos, pelo menos a cada seis meses, com o médico veterinário, realizando exames de sangue e de imagem para auxiliar na detecção precoce de eventuais tumores”, orienta o especialista.

Publicidade


O tratamento do câncer de mamas em pets


Diagnosticada a doença, o médico veterinário solicitará exames para identificar o tamanho do tumor para pesquisa da metástase. "O tratamento para o câncer de mama é a cirurgia, preferencialmente com retirada total de toda a cadeia da mama. Desta forma é possível prevenir o desenvolvimento de novos tumores nas demais mamas e, caso existam tumores nas duas cadeias, o indicado é realizar a mastectomia em dois estágios”, explica o veterinário, complementando que a quimioterapia é indicada apenas quando for detectado um tumor mais agressivo, com indício de metástase e comprometimento dos linfonodos

Atualmente, as pesquisas em relação ao câncer de mama de maneira geral buscam encontrar vias alternativas moleculares que o tumor utiliza para fazer metástase. "O tratamento dessa doença está partindo para uma análise molecular e genética, ou seja, ao entender o tumor geneticamente, é possível vislumbrar tratamentos individualizados, fazendo com que cada paciente obtenha uma resposta melhor do que aquela observada com protocolos de quimioterapia convencionais. É nesse rumo que a oncologia de precisão caminha e, claro, a veterinária segue os mesmos passos, visando tratar cadelas e gatas da mesma maneira, buscando entender quais são essas alterações moleculares e criando estratégias de terapias mais eficazes”, finaliza Roque.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade