Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Morte de 200 carpas

Parque do Japão fica fechado até sexta para investigação sobre morte de carpas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 jun 2019 às 08:29
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Parque do Japão em Maringá (Noroeste), que não abre às segundas-feirasm para manutenção, permanecerá fechado até sexta-feira (14). O fechamento, segundo a prefeitura, é necessário para apurar o que causou a morte de mais de 200 carpas nos últimos 15 dias.


Uma análise inicial em exemplares mortos coletados no último dia 5, realizada pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), não foi conclusiva. Em reunião realizada na tarde de segunda (10), com a presença de especialistas da UEM e Unicesumar, instituições de ensino que mantêm convênio de assessoria com o Parque do Japão, decidiu-se que a interrupção da visitação é necessária para ações pontuais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em um primeiro momento, as carpas serão transferidas do lago maior para o menor, onde serão instalados aereadores para garantir maior oferta de oxigênio considerando o aumento da população de peixes no local. Antes, será feita a despesca de espécies como tilápia e cascudo, também presentes nos lagos. Coletas de amostras de água de diversos pontos (lagos, poço artesiano e nascentes) serão encaminhadas para análise para descartar ou confirmar suspeitas, como contaminação por emissão irregular de esgoto e até mesmo agrotóxicos, usados em terrenos do entorno para erradicar mato. Amostra de sedimentos do lago esvaziado também será coletada para estudo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

A Secretaria do Meio Ambiente vai fiscalizar empresas localizadas ao redor do parque para identificar eventuais situações irregulares em relação ao descarte de esgoto ou outros produtos contaminantes na rede. A rede coletora de águas pluviais da região também será investigada. Não se descarta manter o parque fechado por período mais longo, considerando a evolução das investigações e suas conclusões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade