Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novidade

Pets robôs chegam ao Brasil para ajudar idosos com Alzheimer

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 out 2019 às 09:19
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em julho deste ano, o Congresso Internacional da Associação de Alzheimer debateu, entre outros temas, os benefícios dos pets robôs no tratamento de pessoas com demências e autismo.

A neuropsicóloga Marcella Bianca Neves, do Instituto do Cerébro e membro da SBNP (Sociedade Brasileira de Neuropsicologia), participou do evento realizado em Los Angeles, Estados Unidos, e decidiu investir no produto e trazer a novidade para o Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os novos pets robôs já estão disponíveis em vários países e a especialista explica que os animais de estimação robóticos possibilitam que a Terapia Assistida por Animais esteja presente em hospitais e instituições em que o acesso de animais reais não é permitido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


"Pesquisas comprovam que a introdução do pet robô na companhia do idoso diminui a agitação, a ansiedade, o isolamento social e a expressão de tristeza, proporcionando bem-estar, qualidade de vida, companheirismo e interação com o ambiente, além de contribuir para o resgate da vivacidade e habilidades motoras devido ao estímulo da interação com o animal através do acariciamento", esclarece Marcella.

Publicidade


O Instituto do Cérebro dispõe de sete animais robóticos entre cães e gatos. A tecnologia do produto permite a interação através da percepção da presença de alguém no ambiente, na voz quando o chamam e nos sensores táteis.


A neuropsicóloga ainda ressalta que o contato com os pets estimula várias regiões do cérebro, como memória, atenção e linguagem e até mesmo habilidades sociais.

A meta é expandir o acesso aos pets robôs para profissionais da saúde, associações e casas de repouso que tenham interesse, além de realizar as terapias com os pacientes do instituto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade