Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Pets sentirão o efeito pós covid-19, diz filósofo e psicanalista

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 out 2020 às 09:33
- Divulgação/MF Press Global
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por causa da emergência sanitária da covid-19, muitas cidades decretaram quarentena, obrigando as famílias a exercerem o isolamento social confinado dentro dos seus lares. Assim, de um momento para o outro, os pets, que ficavam sozinhos boa parte do dia enquanto os tutores iam trabalhar, passaram a desfrutar da companhia familiar 24h por dia.


O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu analisa o fenômeno e aponta que, quando a pandemia chegar ao fim, os animais irão sentir os efeitos. "Os nossos animais são muito ligados a nós afetivamente e a nossa presença os deixam muito felizes, e para eles, quanto mais tempo ficamos em casa, melhor. Com o fim do isolamento os nossos animais poderão começar a sofrer e sentir muito a nossa falta, pois eles já se habituaram com a nossa presença e a separação poderá ser muito custosa”, comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Voltar à normalidade será bom para os humanos mas terrível para os pets

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros


Segundo Abreu, a volta às atividades pode ser um fator que desencadeia uma síndrome de ansiedade da separação já que eles já estão acostumados com a vida em família. "Esteja certo que os seus pets estão adorando poder estar junto com todos os membros da família de uma só vez. Por isso, a ansiedade da separação é uma condição de pânico que podem despertar nos cães e gatos comportamentos destrutivos, como por exemplo, arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente, urinar e defecar pela casa (mesmo em cães treinados), e, em alguns casos, pode despertar uma ação compulsiva de se machucarem sozinhos”, diz.


O que fazer para amenizar a dor da solidão dos pets

O filósofo acredita que há uma estratégia que pode ser adotada para amenizar o sofrimento do seu pet. "Por conta disso, é imprescindível que voltemos a nossa atenção para eles no momento que tivermos que voltar ao trabalho. Devemos compensar a nossa ausência durante o dia, brincando, passeando, e dando muito carinho para eles quando retornarmos para casa. Eles não entendem muito bem o que está acontecendo, não sabem o que é uma pandemia, mas dá para perceber o tanto que estão felizes com a nossa presença 24h por dia”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade