30/07/21
PUBLICIDADE
Veja cuidados

Pets sofrem com problemas respiratórios e nas articulações no inverno

Pixabay
Pixabay


O inverno começa nesta segunda-feira (21) e, como acontece com os humanos, pets também sentem as mudanças climáticas e precisam de cuidados especiais.

Nesta época, o ar mais seco pode provocar problemas respiratórios. Com o frio, animais mais velhos podem sentir desconforto nas articulações.

Segundo o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de SP), animais idosos são os que mais sofrem. Isso porque, com o passar dos anos, há diminuição da massa muscular, e a camada de gordura fica um pouco menor -o que dificulta a manutenção da temperatura corporal. Além disso, os velhinhos têm artrite, artrose, problemas de coluna e podem sentir dores intensas com a queda de temperatura.

Mas, independentemente da idade, a imunidade cai com o frio, e o tutor deve checar se as vacinas estão em dia e ficar atento a gripes e pneumopatias.

Cães de focinho curto -os braquicefálicos, como pug, pequinês, buldogue inglês, buldogue francês e lhasa apso- podem ter um desconforto respiratório maior nessas épocas mais frias, diz o médico-veterinário Eduardo Pacheco, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV. Entre os felinos, os da raça persa têm mais predisposição a desenvolver alterações respiratórias.

A recomendação é ficar de olho no comportamento do animal e buscar ajuda do veterinário quando necessário. Dificuldade de locomoção, tremores e falta de apetite são sintomas de que algo não está bem.

"Principalmente em relação a doenças respiratórias, podemos perceber espirros, tosse, com ou sem secreção, descarga nasal, dificuldade respiratória, estando atrelada a uma pneumopatia um pouco mais severa, um início de pneumonia. Muitas vezes o tutor confunde esse sinal de tosse com engasgo", diz.

Banho

Banhos devem ser evitados nos dias mais frios, segundo a veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV.

Mas cada animal tem uma necessidade. Se for inevitável, a orientação é usar água morna e secar muito bem o pelo.

Não expor o animal ao vento também é fundamental para manter sua saúde. "Os animais sofrem com a queda de temperatura assim como nós. Eles têm que ter uma casinha, uma caminha e uma proteção do piso."

Roupa e tosa

Pets devem, sim, usar roupinhas no frio. Mas Pacheco faz ressalvas, como não manter o pet com a roupa o tempo todo e pentear os pelos regularmente.

Além disso, deve ser confortável, não limitar os movimentos do animal e estar sempre higienizada. A proteção é importante, especialmente, para cães de pelo curto. Animais de pelo longo podem sofrer com nós.

O veterinário lembra que os pelos têm função de regular a temperatura do corpo e, por isso, não deve ser tosado completamente, ao menos nesta época.

"Se for tosado, ele perderá um pouco dessa barreira de proteção e isso facilitará com que tenha trocas bruscas de temperatura e sofra com o frio", diz.

Principais cuidados

Veja os principais cuidados no inverno, segundo o Conselho:

- a vacina da gripe deve estar sempre em dia;

- aumente a alimentação entre 10% e 20% do que ele normalmente come nas outras épocas do ano, por conta do gasto energético que necessita para manter a temperatura do corpo;

- utilize um nebulizador no local onde o animal dorme, para ajudar a manter as vias aéreas mais hidratadas;

- evite passeios nas horas mais frias e de ventania;

- agasalhe o animal;

- mantenha a temperatura interna da casa controlada;

- evite a automedicação, pois pode representar risco de vida para cães e gatos;

- ao menor sinal, procure o atendimento clínico veterinário, para evitar um tratamento mais dificultoso e oneroso.
Folhapress
Continue lendo
Frio intenso

Aprenda a fazer roupa para cachorro com roupas usadas

30 JUL 2021 às 15h45
Saiba como ajudar

Cães e gatos recebem proteção extra durante o frio em Apucarana

29 JUL 2021 às 15h30
'Me leva pra casa'

Está aberta campanha de adoção responsável de cães e gatos em Londrina

28 JUL 2021 às 15h30
Tem felinos?

Conheça os principais cheiros que incomodam os gatos

27 JUL 2021 às 17h00
Cães ainda dominam

Gatos ganham espaço nos lares devido à pandemia, aponta pesquisa

26 JUL 2021 às 16h00
Cuidados básicos

Confira seis medidas para manter seu pet aquecido nos dias frios

23 JUL 2021 às 15h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados