Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde única

Projeto fará castração de cães e gatos das ilhas do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 mai 2021 às 14:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Promover a castração de cerca de 500 animais em ilhas do Paraná. Essa é uma das propostas contempladas no edital do programa Saúde Única, uma iniciativa inédita no País, que destina cerca de R$ 1 milhão a projetos dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental.


O programa é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e pela Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, com recursos da Fundação Araucária.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto de esterilização de animais em ilhas do Paraná nasceu de uma ação voluntária, já realizada na Ilha das Peças em 2018 com a castração de 40 cães, gatos e porcos da índia. A iniciativa atende plenamente o conceito de saúde integrada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Com a oportunidade do edital, a coordenadora da ação e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Claudia Turra Pimpão, viu a oportunidade de expandir as cirurgias para o município de Guaraqueçaba e ilhas ao redor.

Publicidade


"Quando chegamos à Ilha das Peças, em 2018, praticamente todos os animais tinham carrapatos, pulgas e bicho-de-pé ou, ainda, uma carga pesada de parasitas. A área da saúde única estuda a interface entre o animal e o meio ambiente, atingindo também os humanos. Então esse edital veio exatamente para suprir essa demanda”, afirmou Cláudia.


Para desenvolver as castrações, o grupo de alunos e professores que atua no projeto recebeu o montante de R$ 94 mil. Neste momento as ações aguardam que a situação da pandemia da Covid-19 esteja mais controlada.

Publicidade


"Uma cirurgia em ilha é mais desafiadora, pois precisamos levar muitos materiais em barcos e ter um local adequado para realizar os procedimentos. Na Ilha das Peças, fechamos um local de festas e isolamos com tecido TNT em três áreas: pré-cirúrgico, cirúrgico e pós-cirúrgico”, destacou. Ainda de acordo com ela, por mais que tudo esteja esterilizado, o próprio chão de areia facilita a contaminação e todo cuidado é pouco.


Além da castração, que propicia o controle populacional de animais e previne zoonoses, evitando que sejam repassadas aos humanos, o projeto contemplado com recursos estaduais também faz a coleta de amostras sanguíneas para análise clínica. As principais doenças que podem ser transmitidas de animais aos seres humanos são raiva e leptospirose.

Publicidade


Chamada pública


As linhas temáticas da Chamada Pública do Programa de Pesquisa aplicada à Saúde Única foram elaboradas pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Publicidade


Envolvem diagnóstico de ações voltadas à gestão populacional de cães e gatos no Paraná, análise de risco de doenças para vida selvagem, manejo populacional de cães e gatos em ilhas, castrações química e pediátrica de animais, maus-tratos de animais e violência doméstica, e medicina de abrigos e acumuladores.


O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembra que boa parte das doenças e zoonoses que acontecem no mundo estão relacionadas ao estreito relacionamento entre o homem e o animal, não só domésticos, mas também silvestres e de criação.

Publicidade


"Nosso objetivo é apoiar projetos de pesquisas que contribuam para a resolução de problemas prioritários da população no âmbito da saúde única para o fortalecimento da gestão das políticas públicas ambientais, visando o desenvolvimento científico na área do meio ambiente do Estado. Por isso, é fundamental nosso apoio para que as soluções dos problemas venham das universidades”, afirmou.


Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou a importância da realização conjunta de ações entre diferentes órgãos da gestão pública, na busca de solução para os problemas. "Os ativos tecnológicos do Estado presentes nas universidades estaduais estão a serviço da população. Trata-se de um edital construído em conjunto, com a perspectiva de conquistarmos importantes resultados, tendo como foco o tema da saúde única”, ressaltou.

A Chamada Pública vem ao encontro da implantação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) da Saúde. "O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, com os nossos ativos, está a serviço da sociedade. E esta parceria é mais uma ação que coloca estes pesquisadores como bem comum da população, na busca por soluções para as demandas e necessidades do Estado, e em específico, aos desafios da saúde”, disse o diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade