Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas!

Saiba como melhorar a qualidade de vida do seu cão durante a quarentena

Redação Bonde com assessoria de imprensa
07 jun 2021 às 14:08
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia resultou em milhares de rotinas afetadas e pessoas dentro de suas casas, até mesmo os pets foram impactados, já que passaram a sair muito menos e conviver 24 horas por dia com seus tutores. A princípio, pode-se imaginar que isso seja algo bom para os bichanos, mas não é necessariamente verdade. O que se vê atualmente são animais com a autonomia emocional comprometida, que não sabem ficar sozinhos, com desafios para se relacionar com o mundo, além de problemas de saúde física e mental decorrentes de quadros de estresse crônico e de bem-estar comprometido.


Para ajudar a aumentar a qualidade de vida do pet durante esse momento é extremamente importante estabelecer uma rotina que atenda às necessidades básicas do bichinho. "Todo cão tem necessidades básicas que precisam ser atendidas diariamente e que vão muito além de comida e água, por isso é importante estruturar uma rotina que tenha atividades físicas, mentais, sociais, além de momentos de descanso de qualidade.”, conta Renata Micheloni, fundadora da Pet Sweet Pet – Comportamento & Bem-estar Animal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se para nós humanos já é difícil ficar muito tempo trancado em casa, com os cães não é diferente, por isso o passeio é fundamental na vida de todos. Para que ele traga efeitos de bem-estar, o ideal é que seja um passeio calmo e que permita ao cão realizar comportamentos próprios da espécie, como farejar, explorar e marcar território. O passeio é a melhor oportunidade que o cão tem de ser cachorro de verdade e aliviar os efeitos da ansiedade e estresse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Outra dica valiosa para melhorar a qualidade de vida dos cães é aplicar o conceito de enriquecimento ambiental em sua casa, ou seja, adaptar o ambiente de forma a torná-lo mais rico de estímulos, incentivando que o animal que ali vive realize comportamentos próprios da espécie. "No caso dos cães, alguns dos comportamentos que podemos incentivar são: caçar, farejar, cavar, roer, entre outros. Uma dica legal é deixar de oferecer a comida do pote e aproveitar cada oportunidade de alimentar o seu cão para oferecer diferentes atividades em que ele precise trabalhar para ter acesso a comida.”, conta Renata.

Por fim, é crucial trabalhar a autonomia emocional do seu cão. Dessa forma, mesmo com a família em casa o tempo todo é de extrema importância deixá-lo em restrição de espaço durante algum período do dia, sem acesso aos seus humanos, sempre proporcionando um momento divertido como alguma atividade de enriquecimento ambiental, ou algo para roer. É importante realizar esse processo aos poucos e, em caso de dificuldade, buscar orientação profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade