Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide do bichinho

Saúde bucal dos cães merece atenção especial

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 out 2019 às 09:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não são apenas os humanos que precisam estar atentos à saúde bucal, uma vez que os cães também necessitam de cuidados diários. Muitas pessoas desconhecem ou ignoram o fato de que a boca é uma das principais causadoras de problemas e doenças em animais.

O mau hálito, por exemplo, pode ser um indício de que o pet está sofrendo de doença periodontal, uma enfermidade que atinge 80% dos cães com mais de três anos de idade e pode gerar complicações sérias, como perda de dentes e migração de bactérias para a corrente sanguínea, alcançando rins, fígado e coração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Causada pela proliferação de bactérias e acúmulo de alimentos na boca do animal, a doença periodontal quase não apresenta sinais no início ou, quando apresenta, são sutis aos olhos do tutor, tornando-a ainda mais perigosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


No mês de outubro, dedicado à conscientização sobre a saúde oral, vale o alerta de que, geralmente, o fator para o desenvolvimento desta doença é quase sempre o mesmo: a falta de cuidado do tutor. 90% deles acreditam que os dentes e as gengivas de seu animal estão saudáveis, porém, quatro em cada cinco cães com mais de três anos de idade têm problemas nas gengivas. O mau hálito e o sangramento gengival são uns dos sinais mais evidentes de que pode haver algo errado.

Publicidade


Por este motivo, os cães devem ser submetidos ao exame bucal regularmente, especialmente se apresentarem algum dos seguintes fatores de risco: halitose, cálculo dental (tártaro), dentes mal posicionados, salivação excessiva, dificuldade de mastigar o alimento e sangramento gengival.


Um estudo realizado pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM, da Mars Petcare, referência científica no cuidado, nutrição e bem-estar animal, mostrou que cães pequenos e idosos são mais suscetíveis à doença periodontal. Publicado na BMC Vet Research, a pesquisa analisou a progressão da doença em cães da raça Schnauzer Miniatura e descobriu que sem higiene oral eficaz e frequente, a doença periodontal se desenvolveu rapidamente e avançou ainda mais rápido com a idade.

Publicidade


Os cães pequenos, por possuírem dentes proporcionalmente grandes ao reduzido tamanho e espaço de sua boca, têm predisposição ao acúmulo de placa bacteriana, o que favorece a formação de tártaro e, consequentemente, o mau hálito.


No entanto, o risco vai além da boca: ela favorece a entrada de bactérias na corrente sanguínea, o que pode acarretar outras complicações à saúde do animal, afetando inclusive órgãos vitais ou mesmo causando malefícios às articulações. A doença periodontal avançada, assim como em seres humanos, pode levar à perda de dentes, acometimento da raiz dentária e inervação, levando os pacientes à dor e à inflamação crônica, que se traduzem em diminuição da qualidade de vida, perda de peso e desinteresse na alimentação.

Por isso, os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, incluindo escovação regular, complementada com produtos funcionais mastigáveis específicos para a saúde oral e visitas frequentes ao Médico-Veterinário. Pensando nesta necessidade, a Mars possui, no portfólio de Pedigree, o produto DENTASTIX que auxilia no combate à formação do tártaro e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos cães.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade