20/06/21
PUBLICIDADE
Denuncie

Sema adota formulário on-line para denúncias de maus tratos a animais

Pixabay
Pixabay


A partir desta terça-feira (4), a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) disponibiliza um formulário on-line para que a população encaminhe denúncias de maus tratos a animais. O documento já está disponível no Portal da Prefeitura de Londrina, na página da Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema.

Pelo formulário, as pessoas que souberem de alguma situação de maus tratos a animais, domésticos ou não, podem preencher os dados obrigatórios e do local onde o animal será encontrado. As informações de quem faz a denúncia são sigilosas, ou seja, não serão divulgadas.

"A criação do formulário eletrônico veio com o objetivo de não apenas formalizar as denúncias recebidas dos munícipes, mas principalmente reunir dados importantes para que as nossas fiscalizações sejam feitas com maior qualidade”, explicou o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena.

Dentre as situações que podem ser denunciadas, estão animais que não recebem cuidados básicos e estão sem acesso a alimento, água ou proteção de sol e chuva; que sofrem agressões; vivem soltos nas ruas, além de outros casos. Caso tenha fotos que comprovem a denúncia, há um campo do formulário para anexar o arquivo.

A diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Santana Damante, explicou que, até o momento, o setor recebia essas denúncias pelo aplicativo WhatsApp. Porém, os dados informados nem sempre condiziam com a verificação da equipe, e em algumas situações ocorreram até denúncias falsas. "Optamos por mudar esse formato principalmente por conta de denúncias falsas. E acabávamos deslocando uma equipe até o local, prejudicando os casos que realmente precisavam de atendimento”, citou.

Outra situação recorrente com denúncias de maus tratos enviadas pelo WhatsApp era de que a situação se tratava de uma emergência quando não era o caso. "Podemos dizer que, de cada dez denúncias, ao menos três não possuíam a gravidade relatada e duas vinham com endereços incompletos, impedindo a checagem”, comentou a diretora.

Em abril, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema registrou 229 pedidos de fiscalizações por denúncias de maus tratos a animais. Em todo o trimestre, foram 576 pedidos.

Com o formulário, a equipe da DBEA pretende estabelecer critérios na ordem das verificações em campo, priorizando os casos que demandam urgência. "Pelo WhatsApp não tínhamos como saber se é um caso mais grave, de atendimento urgente, mas pelo formulário teremos mais informação. A expectativa é que essa alteração vai otimizar o nosso trabalho e melhorar a qualidade da fiscalização, porque a triagem quando bem-feita leva a um atendimento mais específico com o médico veterinário”, disse Damante.
Redação Bonde com N.com
PUBLICIDADE
Continue lendo
Na.Mosca

Secretaria do Ambiente de Londrina divulga aplicativo para adoção de animais

18 JUN 2021 às 23h59
Maus-tratos

Quinze cachorros desnutridos e um em decomposição são encontrados em casa de Cornélio Procópio

18 JUN 2021 às 10h15
Nas redes sociais

'Falsas acusações', diz Luisa Mell ao negar roubo de cachorro de raça exótica

17 JUN 2021 às 09h47
Observe!

Fique atento se a coceira não deixa seu cão em paz

16 JUN 2021 às 14h30
Anote já!

Dicas de cuidados com cães e gatos nas festas juninas

15 JUN 2021 às 14h20
Concorda?

Maioria considera importante que parceiro ame também seu pet, mostra levantamento

14 JUN 2021 às 15h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados