05/07/20
25º/13ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Cuide-se!

Tire suas dúvidas: veja perguntas e respostas sobre o coronavírus e a rotina com os pets

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os tutores de pets podem ter dúvidas quanto à convivência e à rotina dos animais. Para que a segurança e a saúde tanto dos humanos quanto dos pets sejam preservadas, a veterinária Adriana Souza dos Santos respondeu à algumas importantes questões. Abaixo você confere todas as respostas e as recomendações do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária):

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Rotina

As orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) devem ser seguidas, e a população precisa evitar aglomerações e contato social. Mas o tutor não infectado pode manter passeios com o cachorro.

Pessoas em quarentena determinada pelo médico devem evitar contato com o animal - como beijos e carinhos após espirrar ou tossir - porque podem contaminar seu pelo com o vírus.

Passeios

Enquanto não houver medida restritiva de circulação, pessoas não infectadas podem passear com seus cães em praças, parques ou pet parks. O CFMV reforça que passeios devem ser reduzidos e feitos em pequenas distâncias, para evitar exposição ao vírus, e afirma que todas as recomendações dos órgãos públicos de saúde devem ser seguidas rigorosamente.

Tutores devem evitar locais cheios e não manter contato direto com seu pet ou outros animais, já que eles podem ter o pelo contaminado pelo vírus por alguém que espirrou ou tossiu sem proteção, afirma a veterinária da Amahvet.

Como prevenção, deve ser evitado o contato direto com o animal recém-chegado da rua. As patinhas e o pelo do animal devem ser higienizados após o passeios, para evitar que o vírus tenha uma porta de entrada. Segundo Adriana, podem ser usados lenços umedecidos antissépticos ou água e sabão.

Necessidades na rua

No caso de animais que só fazem xixi e cocô na rua, a orientação é manter a saída rápida de casa, apenas para que ele realize as necessidades fisiológicas. Evitar contato social é fundamental.

Abraço e lambeijo

A recomendação é evitar proximidade com o bicho porque o contato de uma pessoa infectada pode deixar o vírus em sua pelagem. Contra uma possível transmissão, lave bem as mãos antes e depois de interagir com o animal.

Máscara

Não há necessidade de máscaras para cães e gatos, já que o vírus associado à Covid-19 é diferente daquele já conhecido no meio veterinário e que provoca vômitos e diarreias nos pets - e não é transmitido aos humanos.

Banho e tosa

Para o CFMV, tutores devem reduzir a frequência de banhos e tosas de seus pets para diminuir, assim, a circulação das pessoas. A higiene deve ser feita, preferencialmente, em casa.

Limpeza

A pessoa infectada não deve ter acesso aos brinquedos dos animais já que, na maioria das vezes, é preciso pegar o objeto com as mãos para divertir o pet.

Segundo Adriana, a lavagem dos brinquedos que tenha contato direto com a boca do animal devem ser lavados antes e após a brincadeira. Evitar que o animal chegue do passeio e vá direto para a caminha também não é recomendado pois pode trazer em seus pelos o vírus e dispersar posteriormente pela casa e acometer os moradores.

Quarentena e estresse

Se o animal tem uma rotina de passeios e interação com o tutor, uma mudança abrupta na rotina pode provocar estresse.

Pessoas saudáveis não devem isolar seus pets, mas precisam seguir as determinações sanitárias impostas pelas autoridades.

Consulta veterinária

Para o CFMV, o atendimento em clínica deve ser, preferencialmente, agendado e com a presença de apenas um responsável para evitar a concentração de humanos na área de espera.

*Colaborou Naná DeLuca.
Lívia Marra - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Entenda
Saiba o que é o coronavírus canino e como proteger seu pet
Proteja-se!
Cachorro e gato: veja o que pode e o que não pode em tempos de coronavírus
Muito fofo!
Cachorro acompanha menino durante castigo; veja a foto
Continue lendo
Muito fofos!
Cachorro e bebê fazem bagunça juntos; assista ao vídeo!
03 JUL 2020 às 11h01
Só no 1º semestre
400 animais form resgatados pela Polícia Civil em 2020
03 JUL 2020 às 10h22
Falta de habitat
Aquecimento global pode trazer mais riscos aos peixes do que se imaginava, aponta pesquisa
03 JUL 2020 às 08h21
Assista ao vídeo!
Leopardo e cachorro constroem amizade incrível na África do Sul
02 JUL 2020 às 10h55
Friozinho
Pets sentem mais fome no inverno? Descubra!
02 JUL 2020 às 09h57
Muito queijo sim!
Que fome! Cachorra é flagrada lambendo pizza da tutora; veja o vídeo!
01 JUL 2020 às 11h26
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados