Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Toxoplasmose é uma zoonose que merece atenção especial

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 dez 2019 às 09:36
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A toxoplasmose é uma doença silenciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii e acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo uma das zoonoses mais comuns em todo o mundo. Os sintomas são inespecíficos e, muitas vezes, são confundidos com os de uma gripe e os da dengue. Os sinais podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos.

"Os sintomas no ser humano são inespecíficos, causando dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares. Isso pode ser confundido com qualquer outra infecção e até mesmo com viroses”, explica Italmar Navarro, médico veterinário e professor doutor com especialidade em Zoonoses e Saúde Pública da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante a gestação, a prevenção e o alerta ao contágio deve ser redobrada, já que muitas vezes a toxoplasmose é assintomática para a mãe, mas infecta o bebê, o que pode causar danos ao feto, como problemas de visão e de audição, retardo mental e até mesmo aborto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Segundo Navarro, além do cuidado com a mãe, se a criança nascer infectada, é necessário de imediato iniciar o tratamento com medicamentos específicos que reduzem 80% a 90% as chances de desenvolvimento de sequelas tardias durante a primeira infância. "Queremos incluir o exame específico para toxoplasmose no teste do pezinho, para que todo bebê seja avaliado. Também lutamos para que toda gestante faça o exame durante a gestação”, explica o especialista.

Publicidade


A doença do gato - É preciso desmistificar a ideia de que os gatos são os vilões da toxoplasmose. Esta fama foi dada aos felinos porque os ovos do Toxoplasma gondi podem estar presentes nas fezes quando o gato está contaminado por ter ingerido carne crua ou um pequeno animal caçado por ele. Esses ovos eclodem no solo após serem enterrados pelo felino e acabam contaminando os alimentos, a água e até outros animais herbívoros.


Para evitar o contágio dos felinos, é essencial que eles não sejam alimentados com carne crua. Além disso, é preciso que o tutor preste atenção nos hábitos de caça do animal. Também é preciso lavar bem as mãos após o manuseio de terra e areias usadas pelos gatos.

Publicidade


Prevenção - Para combater a toxoplasmose, higiene e atenção à preparação dos alimentos são fundamentais. Frutas e hortaliças devem ser lavadas em água corrente, folha a folha para garantir que todo o alimento estará limpo. Carnes e embutidos devem ser consumidos cozidos ou assados. Além disso, só beba água tratada, filtrada ou fervida e sempre lave as mãos e a superfície de preparação (tábuas e facas) após manusear carne crua.


"Cuidado com as verduras, com as frutas e com a água. Lave muito bem e em água corrente limpa, folha por folha das hortaliças. A ação mecânica da água é a única forma que tem para remover esse parasita das hortaliças. Já a técnica de colocar de molho no cloro resolve muito bem para os vírus e para as bactérias. Entretanto, no parasita, não tem ação nenhuma”, afirma Navarro.

A respeito das carnes, Navarro indica congelar a -18ºC por sete dias e lavar bem na hora de descongelar, pois o parasita se concentra no líquido descongelado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade