14/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Cuidado!

Toxoplasmose é uma zoonose que merece atenção especial

A toxoplasmose é uma doença silenciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii e acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo uma das zoonoses mais comuns em todo o mundo. Os sintomas são inespecíficos e, muitas vezes, são confundidos com os de uma gripe e os da dengue. Os sinais podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos.

iStock
iStock


"Os sintomas no ser humano são inespecíficos, causando dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares. Isso pode ser confundido com qualquer outra infecção e até mesmo com viroses”, explica Italmar Navarro, médico veterinário e professor doutor com especialidade em Zoonoses e Saúde Pública da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Durante a gestação, a prevenção e o alerta ao contágio deve ser redobrada, já que muitas vezes a toxoplasmose é assintomática para a mãe, mas infecta o bebê, o que pode causar danos ao feto, como problemas de visão e de audição, retardo mental e até mesmo aborto.

Segundo Navarro, além do cuidado com a mãe, se a criança nascer infectada, é necessário de imediato iniciar o tratamento com medicamentos específicos que reduzem 80% a 90% as chances de desenvolvimento de sequelas tardias durante a primeira infância. "Queremos incluir o exame específico para toxoplasmose no teste do pezinho, para que todo bebê seja avaliado. Também lutamos para que toda gestante faça o exame durante a gestação”, explica o especialista.

A doença do gato - É preciso desmistificar a ideia de que os gatos são os vilões da toxoplasmose. Esta fama foi dada aos felinos porque os ovos do Toxoplasma gondi podem estar presentes nas fezes quando o gato está contaminado por ter ingerido carne crua ou um pequeno animal caçado por ele. Esses ovos eclodem no solo após serem enterrados pelo felino e acabam contaminando os alimentos, a água e até outros animais herbívoros.

Para evitar o contágio dos felinos, é essencial que eles não sejam alimentados com carne crua. Além disso, é preciso que o tutor preste atenção nos hábitos de caça do animal. Também é preciso lavar bem as mãos após o manuseio de terra e areias usadas pelos gatos.

Prevenção - Para combater a toxoplasmose, higiene e atenção à preparação dos alimentos são fundamentais. Frutas e hortaliças devem ser lavadas em água corrente, folha a folha para garantir que todo o alimento estará limpo. Carnes e embutidos devem ser consumidos cozidos ou assados. Além disso, só beba água tratada, filtrada ou fervida e sempre lave as mãos e a superfície de preparação (tábuas e facas) após manusear carne crua.

"Cuidado com as verduras, com as frutas e com a água. Lave muito bem e em água corrente limpa, folha por folha das hortaliças. A ação mecânica da água é a única forma que tem para remover esse parasita das hortaliças. Já a técnica de colocar de molho no cloro resolve muito bem para os vírus e para as bactérias. Entretanto, no parasita, não tem ação nenhuma”, afirma Navarro.

A respeito das carnes, Navarro indica congelar a -18ºC por sete dias e lavar bem na hora de descongelar, pois o parasita se concentra no líquido descongelado.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Veja o vídeo!
Cães e gatos viram heróis Quarentiners para incentivar adoção na pandemia
14 JUL 2020 às 09h08
Fofo!
Gatinho bebe leite da xícara de padre durante live da missa e vídeo viraliza
13 JUL 2020 às 11h20
Veja a história!
Garoto cria abaixo-assinado com Raul Seixas, Neymar e Cinderela e convence mãe a adotar cachorro
13 JUL 2020 às 10h11
Veja o vídeo!
Gato com olhar intimidador afasta ladrões de melancia
10 JUL 2020 às 11h12
Cuide do seu bichinho!
Seu cachorro parece triste? Descubra quais são as possíveis causas
10 JUL 2020 às 10h10
Veja a história
Final feliz: família de Cambé encontra cachorros desaparecidos
09 JUL 2020 às 11h04
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados