Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Quarentena

Treinar cachorro para fazer xixi em casa exige persistência, diz especialista

Lívia Marra - Folhapress
05 mai 2020 às 09:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sair de casa para que o cachorro faça as necessidades na rua se tornou motivo de preocupação para tutores em meio à pandemia de coronavírus.

Com o isolamento social, passeios com o pet precisam ser transformados em saídas curtas. Alguns animais, porém, estão acostumados a fazer xixi e cocô só na rua, o que pode render, no mínimo, duas voltinhas por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aflitos com o avanço do contágio, tutores buscam o caminho inverso: ensinar o cachorro a usar um banheirinho em casa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


É possível, mas exige tempo e paciência. O especialista em comportamento animal Cleber Santos, da Comportpet, afirma a aprendizagem leva, em média, três semanas e que é preciso insistir porque só com a repetição o animal vai fixar o ensinamento.

Publicidade


"A minha dica principal é para os tutores não desistirem e persistirem nos treinamentos. Os cães são teimosos, por isso precisamos ser mais do que eles até que o treinamento faça efeito de fato", afirma.


Cães acostumados a fazer as necessidades na rua podem, em pouco tempo, aprender a fazer dentro de casa? É necessário, em média, umas três semanas para que ele aprenda a fazer as necessidades dentro de casa, seguindo algumas orientações -desde alimentação e horário correto, e alguns estímulos para que ele faça dentro de casa.

Publicidade


Como o tutor pode ensinar o animal a fazer as necessidades em casa? Como o cão já é acostumado a fazer isso fora de casa, o ideal é trazer um pouco disso para dentro de casa. "Sempre que eu treino um cão, uso grama sintética. De acordo com a área que vou utilizar na casa ou apartamento, compro um pedaço da grama sintética - deve dar umas duas vezes do tamanho do cachorro, para que ele consiga dar as voltinhas confortavelmente antes de fazer suas necessidades", diz Santos.


É muito importante também usar atrativos sanitários que ajudarão o cão a determinar o local que deve fazer suas necessidades. Por outro lado, também é interessante usar um repelente atrativo, para passar no local que ele deve fazer as necessidades. Geralmente, esses cães que fazem cocô e xixi na rua, começam a marcar território dentro de casa, por isso é importante o uso do repelente sanitário.

Publicidade


Sempre após a alimentação, deixe o cão restrito àquela área em que tem a grama sintética e o repelente atrativo. Isso facilitará para que ele acerte o local que o dono já determinou para suas necessidades.


Seguindo esse passo a passo, o cão terá uma facilidade muito grande em fazer as necessidades dentro de casa. É importante dar uma recompensa para o cão, como algum petisco que não seja comum ser dado a ele, para que tenha muito valor agregado. Uma coisa que eu também indico, caso a área seja grande, é ter um cone para os cães que tem mania de levantar a pata ao fazer xixi.

Publicidade


É melhor o animal fazer as necessidades na rua ou em casa? "Mesmo que o dono peça para que o cachorro só faça na rua, sempre ensino a fazer em casa. Um dia pode chover do nada, o tutor pode ficar doente e não conseguir sair com o cão. Então sempre ensino a fazer em casa primeiro. Após isso, ensino a fazer na rua também", aponta.


Cachorros aprendem por repetição

Publicidade


Os tutores desistem muito fácil do treinamento do cão. Os cães aprendem por repetição, então é muito importante que os ensinamentos sejam repetidos iguais, de quatro a seis semanas, para que o cão aprenda para sempre a fazer as necessidades nos dois ambientes. Tem cão que aprende fácil a fazer em casa, mas se volta a passear, volta a fazer as necessidades só na rua. Porém, se o dono segue esse processo de seis semanas, que é o tempo médio de condicionamento, o cão irá entender para sempre que pode fazer suas necessidades nos dois ambientes.


"Como já falei, é muito importante que seja utilizado o atrativo sanitário, pois é um facilitador para que o cão encontre o lugar correto que faça suas necessidades. E o uso do repelente sanitário, para onde o cão terá referência dos locais que não pode, principalmente tudo que for de ferro e outros metais, que o xixi corrói", finaliza o especialista.

Publicidade


Cuidados


A veterinária Carla Berl, fundadora da rede de clínicas Pet Care, concorda que cães não acostumados a fazer as necessidades em casa terão dificuldades e afirma que a mudança não será de uma hora para outra. Ela lembra, no entanto, que a redução de passeios não pode afetar a saúde do pet.


"Animais que saem poucas vezes para fazer as necessidades retêm mais tempo a urina e pode propiciar a formação de cálculos, uma distensão muito grande da bexiga e depois não conseguir fazer o esvaziamento perfeito. O ideal seria sair para passear umas três vezes ao dia para suas necessidades. O mínimo seriam duas vezes", afirma.


As voltinhas servem também para o animal se exercitar. Se a pandemia pede mudança de rotina, aproveite para brincar em casa e gastar a energia do peludo.

A higiene também é importante. Após cada voltinha, limpe as patinhas do cachorro com água e sabão neutro. Não há indícios de que animais transmitam coronavírus, mas eles podem levar a contaminação para casa a partir dos pelos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade