02/06/20
25º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Fique atento!

Veja cuidados com a gestação do pet e os primeiros meses do filhote

Um filhote de cachorro ou de gato enche a casa de alegria, mas a mamãe e o bebezinho precisam de cuidados.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Durante a gestação, uma boa alimentação é importante para assegurar a saúde dos pequenos. Após o nascimento, é preciso respeitar o tempo de desmame, e a transição para a nova dieta deve ser feita sob orientação.

Natália Lopes, médica-veterinária e gerente de comunicação científica da Royal Canin Brasil, selecionou alguns cuidados e fatos curiosos sobre a maternidade pet e a trajetória do desenvolvimento de um filhote. Confira:

Cuidados com a mamãe

Durante a gestação, a boa alimentação ajuda a garantir a saúde da mãe e o desenvolvimento dos filhotes. Uma cadela ou gata prenha precisa de até 30% a mais de energia nessa fase, pois "os nutrientes ajudam na formação do feto e na produção do leite".

Para dar mais conforto à mãe, é importante preparar adequadamente o local do parto. Pode ser uma caixa de plástico, revestida com material absorvente descartável ou lavável -como jornal em tiras, toalhas, tapete higiênico- e aconchegante. O ambiente deve ser tranquilo, livre de curiosos, com temperatura agradável.

Nascimento

Os filhotes precisam mamar o mais rápido possível após o nascimento. Eles se nutrem de colostro, uma substância produzida pela mãe que o sistema imunológico. Também é preciso pesar os filhotes. "O peso de nascimento e a taxa de crescimento durante as primeiras 48 horas são parâmetros-chave para que se descreva a condição de uma ninhada e possíveis filhotes com risco de mortalidade neonatal sejam identificados", diz a veterinária.

Os cães devem ter entre 1% e 5% do peso esperado do adulto no nascimento, o que pode variar de 70 a 700 gramas dependendo do porte, raça e gênero do filhote. Normalmente, eles devem ganhar entre 5 a 10% do peso por dia nas primeiras semanas de vida.

Já gatos devem nascer com cerca de 2% a 3% do peso da mãe. O peso aumenta diariamente em aproximadamente 10% do peso de nascimento, de forma que entre o 7º e 10º dias os gatinhos já possam estar com o dobro do que nasceram. Gatinhos nascem com cegueira e surdez temporárias.

Primeiros meses

Cães já apresentam visão e audição reativas por volta da quarta semana de vida. Já os gatinhos têm o olfato totalmente maduro e a audição bem desenvolvida na 4ª semana.

A janela de imunidade ocorre entre a 4ª e a 8ª semana de vida. Nessa fase, o nível de anticorpos fornecidos pelo colostro não é mais suficiente para garantir a imunidade, mas o filhote ainda não pode tomar vacinas. Ou seja, fica mais vulnerável a doenças.

O sono ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, precisam de um lugar calmo e confortável. Alimentação específica é necessária para estimular o desenvolvimento. O veterinário deve orientar a transição gradual do desmame.

"A amamentação termina, aproximadamente, entre a 3ª e a 8ª semana após o nascimento, mas o cuidado com a nutrição não", afirma Natália.

Novo membro da família

Um filhote pode ser adotado após o desmame, mas é importante cumprir todo o protocolo de vacinação. A veterinária alerta, porém, sobre os riscos da procriação intencional de cães e gatos. "Muitas pessoas acabam tendo um cão de raça, por exemplo, pensando em procriar e vender os filhotes. Fazer isso de forma caseira, sem as orientações e medidas necessárias, pode ser prejudicial para a saúde tanto da mãe quanto dos filhotes. Ao procurar por um filhote, é importante buscá-lo em ONGs ou criadores confiáveis que sigam os mais rígidos protocolos de saúde e bem-estar animal. Isso é a base do conceito de posse responsável", diz.

Com o filhote em casa, basta aproveitar cada momento de bagunça e fofura. Esse é também uma fase de aprendizado para o animal - e para a família.
Lívia Marra - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Higiene
Confira 7 dicas para dar banho em cães durante a quarentena
Cuidados
Confira 10 dicas para manter seu cão saudável na quarentena
Dica de especialista
Saiba quais são os cuidados necessários aos pets no frio
Continue lendo
Saiba mais
China retira cachorro de lista de animais criados para consumo, e protetores comemoram
01/06/2020 08:54
Já achou um lar!
Gatinho é resgatado de bueiro pelos Bombeiros
29/05/2020 11:00
Saiba como cuidar
Depressão: cães e gatos também podem desenvolver a doença
29/05/2020 10:25
Veja!
Aprenda a fazer roupas de frio para cachorro sem gastar muito
28/05/2020 10:57
Cuidados
Confira 10 dicas para receber um novo animal de estimação em casa
27/05/2020 10:16
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados