Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tenha cuidado!

Veja dicas para cortar o pelo do cachorro em casa na quarentena

Lívia Marra - Folhapress
19 mai 2020 às 08:45
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pelo do cachorro cresceu demais nesta quarentena? Fazer a tosa em casa pode colocar o animal em risco, mas com alguns cuidados é possível tirar aqueles pelinhos que caem nos olhos ou que incomodam o pet ao caminhar.

A falta de experiência, porém, pode ir além do corte torto e resultar em ferimentos. "Já vi casos de tutores cortarem sem querer a orelha do pet", diz Rodrigo Gomes, veterinário da clínica SPet junto à Cobasi Guarulhos Aniello Pratici.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, a regra número um é usar uma tesoura sem ponta. Maquininhas humanas não são recomendadas - e podem irritar a pele do animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Quão arriscado é cortar o pelo do pet em casa? Quais as consequências de uma tosa sem os devidos cuidados?

Publicidade


O grande risco para quem não tem experiência ou não consegue manter o pet quieto é, ao invés de cortar o pelo do animal, cortar a pele.


Além disso, ao usar uma tesoura com ponta próximo à região dos olhos, por exemplo, pode acontecer de perfurar o olho do animal. Já houve casos de tutores cortarem sem querer a orelha do pet também.

Publicidade


Em quais situações o tutor pode avaliar cortar o pelo em casa?


O tutor pode perceber uma extrema necessidade em cortar o pelo em casa quando o animal começa a escorregar ao andar por causa do pelo que nasce entre os coxins [as almofadinhas das patas] ou quando o animal não consegue enxergar direito por conta do pelo no olho. Nesse caso, o tutor pode considerar cortar o pelo em casa, mas com alguns cuidados.

Publicidade


Quais os principais cuidados?


Estabilizar a cabeça do animal. Pode pedir ajuda para uma segunda pessoa enquanto o tutor corta o pelo; utilizar uma tesoura sem ponta; prefira cortar com o pelo molhado, pois é mais fácil; não cortar rente à pele. Faça em pequenas camadas e coloque o dedo entre o pelo que irá cortar e a pele do animal.

Publicidade


É melhor usar tesoura ou máquina?


Para quem não tem experiência, [melhor] cortar com o pelo do animal molhado e utilizando uma tesoura sem ponta. As maquininhas humanas não conseguem cortar direito o pelo e ainda podem irritar a pele do animal.

Publicidade


Se o animal se irritar, faça o processo em duas etapas: comece e continue horas mais tarde ou mesmo no dia seguinte. Se o cachorro for agressivo, [é preciso] utilizar focinheira, pois além de ferir o tutor, o animal pode se ferir, mordendo a tesoura, por exemplo.


Caso o cachorro fique impaciente no meio do processo, como agir?

Publicidade


Uma forma de conter o animal é fazer o corte em lugar alto, como mesa ou máquina de lavar roupa, em que ele fique um pouco desconfortável com a altura, evitar fazer no chão, sofá ou cama. Peça ajuda para alguém segurar o pet, já que é melhor fazer o procedimento em dupla.


Passo a passo


O veterinário relata um passo a passo para corte nas principais situações:


• Pelo caindo nos olhinhos: Estabilize a cabeça do animal com ajuda de outra pessoa, e corte o pelo -que deve estar molhado- em pequenas camadas. Use tesoura sem ponta.


• Excesso de pelo nas patinhas: Também com tesoura sem ponta, corte o pelinho que fica entre os coxins, mas só o excesso.

• Orelhas - Rodrigo afirma que alguns tutores sentem a necessidade de cortar o pelo da orelha do animal, mas faz um alerta: "aqui o maior cuidado é não cortar a cartilagem". O procedimento é o mesmo, tesoura sem ponta e pelo molhado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade