Pesquisar

Canais

Serviços

Sesa
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cuidados necessários

Campanha Novembro Vermelho alerta para casos de câncer de boca em homens

Redação Bonde com AEN
05 nov 2021 às 09:24
Continua depois da publicidade

O Novembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do câncer de boca, junta-se ao Novembro Azul enfatizando a importância dos cuidados da saúde do homem. Esse tipo de câncer atinge mais a população masculina.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Com o objetivo de combater precocemente a doença, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) promove durante o mês várias ações voltadas para esse público-alvo. Entre elas, palestras sobre câncer de boca, lives com especialistas e contato direto com os agentes municipais, a fim de desenvolver atividades junto às Unidades Básicas de Saúde.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


“O câncer de boca também pode levar à morte e as pessoas precisam saber disso. A Campanha Novembro Vermelho chama a atenção dos profissionais de saúde bucal, como dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal e, principalmente, da população em geral para esse tipo de doença e suas implicações”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.


Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de novos casos no Brasil em 2020 foi de 15.190 casos, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres. No Paraná, o número chega a quase mil casos. Esse tipo de câncer é o quinto mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres. O maior risco está entre homens com mais de 40 anos, fumantes ou que consomem bebidas alcoólicas em excesso. A exposição ao sol sem proteção e a infecção causada pelo HPV (papilomavírus) também são fatores de risco.


De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, as campanhas em prol da saúde são um estímulo à conscientização da população e enfatizam a importância da prevenção e do tratamento precoce. “Diante da grande proximidade das duas temáticas, sendo o câncer de boca muito prevalente na população masculina, a Secretaria da Saúde promove o Novembro Azul/Vermelho alertando, de várias formas, os cuidados que os homens devem ter em relação à própria saúde”, enfatizou.

Continue lendo