Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Mundial do Sono

Boa noite de sono pode prevenir distúrbios e aumentar qualidade de vida

Redação Bonde com assessoria de imprensa
10 mar 2014 às 14:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sentindo-se menos alerta hoje? Buscando aquele copo extra de café para ficar acordado? Seus hábitos de saúde podem estar contribuindo para um sono insuficiente e de má qualidade, o que pode levar a outros problemas de saúde.

Na próxima sexta-feira, 14 de março, será comemorado o Dia Mundial do Sono. Este evento anual é uma celebração do sono e um convite para discussão sobre assuntos importantes relacionados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A campanha, encabeçada pela Academia Brasileira de Neurologia, leva o tema: "Sono Restaurador, boa respiração, corpo saudável", uma mensagem que ressalta os fatores de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono que podem ser prevenidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Sono restaurador

Publicidade


Um sono bom e restaurador deve ser contínuo e ininterrupto, profundo e com duração adequada. Se você consegue ter todas essas características, você deve sentir-se descansado e alerta durante todo o dia.


Se estiver faltando um ou mais desses elementos, a sua concentração, produtividade, atenção e alerta irão sofrer. Você pode apresentar sonolência diurna, e esse sintoma pode ser perigoso e levar a acidentes automobilísticos, por exemplo.

Publicidade


Boa respiração


Pessoas com a síndrome da apneia obstrutiva do sono também não conseguem ter um sono de qualidade, uma vez que a via aérea não está suficientemente aberta.

Publicidade


"Quando a respiração durante o sono é um esforço, a qualidade do sono é reduzida", diz Antonio Culebras, médico, professor de neurologia da SUNY, Upstate Medical University em Syracuse, Nova York e co-presidente do Comitê do Dia Mundial do Sono.


Um dos fatores de risco mais importantes para a síndrome da apneia obstrutiva do sono é estar acima do peso. O acúmulo extra de gordura nas vias aéreas superiores pode reduzir a abertura da garganta, enquanto um abdômen grande pode interferir no funcionamento do diafragma. Estudos recentes têm mostrado que a perda de peso, por si só, pode reduzir a apneia do sono.

Publicidade


Outro fator de risco para o distúrbio inclui o tabagismo, que pode piorar a obstrução nas vias aéreas superiores. Parar de fumar pode reduzir a apneia e prevenir as complicações da sonolência diurna. Em crianças, o aumento das amígdalas pode promover a disfunção e sua remoção pode ser o tratamento.


Corpo saudável


Tornar-se saudável não apenas leva a um sono melhor – o mesmo princípio funciona inversamente. Um sono melhor leva a uma saúde melhor.

Estar alerta e descansado pode fazer você se sentir mais motivado para se exercitar regularmente e comer de forma saudável, enquanto a falta de sono pode deixar você se sentindo sonolento e cansado demais para se mover. Além disso, estudos têm demonstrado que a falta de sono por apenas alguns dias perturba os níveis hormonais e metabólicos, resultando em aumento do apetite e ingestão de calorias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade