Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Braços e pernas com dores constantes podem indicar câncer ósseo

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
23 jul 2019 às 14:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer ósseo é responsável por 2% do total de tumores diagnosticados no Brasil. Na maioria dos casos, a dor persistente é o principal sintoma da doença – o que pode confundir o paciente, atrasar a procura por acompanhamento médico e dificultar o diagnóstico precoce. Por isso, as ações de conscientização e alerta para a população são tão importantes. Este mês, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba, promove campanha de prevenção sobre esse tipo de tumor: o "Julho Amarelo".

Os ossos mais longos, como os da coxa, braços, coluna e bacia são os mais atingidos. Segundo a ortopedista do hospital, Maria Olivia Sallum Menezes, os cânceres ósseos primários são mais comuns em crianças e adolescentes. Por isso, é preciso redobrar a atenção em caso de reclamações de dor constante, com pouco alívio mesmo com uso de analgésico e anti-inflamatório.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Nesse caso, é importante procurar um serviço especializado para fazer a investigação. "Existem outras patologias que podem causar os mesmos sintomas, mas deve-se incluir nas hipóteses diagnósticas o câncer ósseo", ressalta a ortopedista. Ainda de acordo com Maria Olivia, apesar de a população jovem ser mais atingida, os adultos também devem ficar atentos aos sintomas. "Em casos secundários, com metástases, são mais comuns em adultos e idosos", completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

O tratamento depende muito do diagnóstico precoce. "Na década de 1970 a amputação era a cirurgia mais realizada para a maioria dos tumores ósseos. Atualmente, com a evolução dos exames de imagem, como ressonância, tomografia e cintilografia, assim como do tratamento quimioterápico e radioterápico, as cirurgias têm obtido melhores resultados na reconstrução após a ressecção do tumor, tornando melhor a qualidade de vida dos pacientes", conclui a médica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade