Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Como viver melhor com artrite psoriática?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 out 2019 às 08:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Recentemente, Kim Karkashian contou nas redes sociais sobre sua batalha contra os efeitos da artrite psoriática. O problema, que pode afetar cerca de 30% das pessoas que têm psoríase - doença inflamatória crônica de pele, associa os sintomas dolorosos da artrite aos sinais na pele característicos da doença autoimune.

Segundo Levi Jales Neto, reumatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o maior desafio para o paciente com a doença é ter mais qualidade de vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O paciente, além de lidar com as manchas avermelhadas pelo corpo, com a coceira e com a escamação da pele, também enfrenta dores nas articulações e limitação de movimentos simples do dia a dia, como segurar um objeto, dirigir ou digitar no celular”, destaca o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol


"Devido às características da doença e à forma como ela pode afetar a rotina do paciente, é importante atuar no sentido de amenizar esses efeitos, para que a pessoa consiga viver melhor”, complementa.

Publicidade


O especialista explica que a doença tem forte influência genética e pode ser desencadeada por fatores ambientais, como o estresse e a ansiedade. "Pacientes que têm intolerância ao glúten, por exemplo, também podem ter seus sintomas aumentados”, lembra.


Nesses casos, o médico recomenda acompanhamento multiprofissional, com nutricionista e psicólogo, além da adoção de hábitos saudáveis, como prática regular de atividade física e uma dieta equilibrada. Essas práticas, aliadas a um tratamento contínuo, colaboram para a melhora do quadro.

Publicidade


Diagnóstico - Diagnosticar esse tipo de artrite requer avaliação da história clínica do paciente e exame físico. O reumatologista Jales ressalta que existem três formas principais de artrite psoriática:


• Inflamação das articulações;

Publicidade


• Inflamação das entradas de tendões e ligamentos nos ossos;


• Inflamação da coluna vertebral.

Publicidade


O reumatologista avaliará, portanto, se o paciente tem sintomas de inflamação nas juntas, como dor contínua, inchaço e rigidez na coluna; dor à noite; rigidez; e problemas nos tendões, como dor e inchaço atrás do calcanhar (tendão de Aquiles) e debaixo do calcanhar (fascite plantar).


Outros sintomas que podem levar ao diagnóstico da doença são:

Publicidade


• Artrite assimétrica nas mãos, pés, joelhos, cotovelos, coluna e sacroiliacas;


• Tendinites ou bursites recorrentes;

Publicidade


• Uveíte (vermelhidão no globo ocular) aguda recorrente;


• Lesões descamativas nos braços, pernas, couro cabeludo, atrás das orelhas e umbigo, entre outras áreas do corpo;


• Manifestação de onicopatia (doença nas unhas).


Artrite reumatoide X Artrite psoriática - Dr. Jales ressalta que, embora compartilhem alguns sintomas, o tratamento da artrite psoriática é diferente daquele dado ao paciente com artrite reumatoide.


"Ambas causam dor e inflamação, mas existem diferenças no local de acometimento e na estrutura anatômica, além do padrão simétrico ou assimétrico”, frisa.


Tratamento com infusão - De acordo com o especialista do Hospital São Camilo, o tratamento padrão da doença envolve uso de medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios, geralmente com uso contínuo. Além disso, alguns recursos associados apresentam melhora significativa do quadro do paciente, como a fototerapia e a infusão de imunobiológicos.


Esse procedimento ajuda a produzir anticorpos que bloqueiam citocinas e interleucinas, presentes na patogênese de doenças autoimunes, como a psoríase.

O médico considera a infusão uma das terapias mais eficazes da atualidade para promover a melhoria na qualidade de vida desses pacientes. "Eles agem na causa da doença de forma mais específica e modificam o curso natural da doença, melhorando a inflamação, a dor e a psoríase”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade