Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide da sua saúde!

Confira cinco dicas para evitar o colesterol alto

Saúde Brasil/Ministério da Saúde
08 nov 2019 às 10:53
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. A Plataforma Saúde Brasil conversou com a analista Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, sobre como evitar o colesterol alto.

"Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares", explica Ana Luisa. "Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas", aponta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vale lembrar que o problema não está reservado a apenas uma faixa etária. "Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter colesterol alto. Isso pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligado à inatividade física e à má alimentação", ressalta a analista.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


"Existem outros fatores de risco, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A melhor maneira de prevenir é manter hábitos alimentares saudáveis, fazer atividade física regularmente e identificar os fatores de risco, e, neste caso, o acompanhamento de profissionais de saúde é importante", finaliza Ana Luisa.

Publicidade


Confira abaixo cinco dicas listadas pela analista para evitar o colesterol alto:


Atividade física - Exercícios regulares "queimam” gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol.

Publicidade


Evite a gordura - O consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de ter colesterol alto. Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados.


Alimentação saudável - Hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras.


Pare de fumar - O cigarro potencializa os riscos de doenças do coração.

Procure um médico - O acompanhamento de profissionais de saúde ajuda a identificar fatores de risco e auxilia no controle do colesterol alto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade