Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Importante!

Confira dicas para a higienização bucal das crianças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 nov 2019 às 11:01
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manter a higiene bucal requer atenção e cuidado de todos os dias, inclusive quando se trata de crianças. Com o nascimento dos primeiros dentes, é preciso garantir que todo o processo, desde a escovação até o enxágue, seja feito da maneira correta, evitando cárie de mamadeira, placa bacteriana e outras.

É neste momento que as dúvidas surgem. Não é fácil saber quando começar a escovar os dentes dos pequenos, como ensinar a elas a forma correta de realizar o procedimento. Por isso, a odontopediatra Gabriela Godoy elenca informações importantes sobre a saúde bucal para que os pais fiquem atentos às crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O nascimento dos dentes - Entre quatro e seis meses os primeiros dentes começam a ganhar vida na boca dos bebês, processo que pode se estender até os 3 anos de idade. A consulta com um profissional de odontologia é fundamental neste momento, pois ele pode auxiliar quais são os passos iniciais desta fase.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"A higienização precisa ser feita após cada mamada do neném até os seis meses. Depois desta fase, a escovação com a escova de dentes já pode começar. Lembrando sempre que os produtos indicados para o público infantil deverão ser a primeira escolha, como os géis e cremes dentais, que mantém a saúde bucal do seu filho em dia”, afirma Gabriela.

Publicidade


Escovação - Para poder fazer a escovação da forma correta, é preciso entender que existe uma sequência de procedimentos. Todo cuidado é pouco neste momento, criar uma rotina é ideal para que a criança entenda que escovar os dentes é como tomar banho.


"Posicionar a escova na linha da gengiva, fazer movimentos circulares, escovar a parte interna dos dentes e o fundo da boca são os principais passos para higienizar a boca e ensinar seu filho ao longo do tempo como ele deverá fazer quando estiver sozinho. É importante escolher o sabor de creme dental que ele goste, isso torna este momento mais harmonioso tanto para os pais como para as crianças, como o uso de produtos e cremes dentais com diversos sabores que agradam a todos os pequenos”, conta a odontopediatra.

Publicidade


"Não quero escovar os dentes" - Quando as crianças ficam um pouco mais velhas, os pais enfrentam o dilema sobre a recusa dos pequenos que optarem por não realizar a higiene bucal diária. Algumas dicas da odontopediatra Gabriela Godoy podem ajudar:


• Deixe que seu filho escolha a escova de dente e o sabor do creme dental;

Publicidade


• Dê o exemplo e escove os dentes junto com ele, assim ele se distrai e acompanha você;


• Permita que o pequeno escove os seus dentes e depois você escove os dele;


• Explique a importância de escovar os dentes todos os dias;

• Conte o que pode ocorrer caso a escovação não seja feita corretamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade