Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dezembro Laranja

Conheça 5 curiosidades sobre o câncer de pele

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 dez 2019 às 10:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de pele é responsável por 30% de todos os tumores malignos do Brasil e acomete, em média, mais de 165 mil brasileiros todos os anos, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer). A doença, se diagnosticada em estágios iniciais, tem mais de 90% de chances de cura, de acordo com dados da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja - ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção, além do incentivo para o diagnóstico precoce e para o tratamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para que você fique bem informado sobre a doença, George Barberio Coura Filho, médico nuclear e responsável clínico da Dimen SP, listou cinco curiosidades sobre o câncer de pele:

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Nem todos os filtros solares te protegem - Alguns filtros solares não excluem totalmente os riscos da exposição ao sol. De acordo com especialistas, muitos produtos não oferecem a proteção completa de raios UVB e UVA. O ideal é verificar o rótulo do protetor e conferir se ele oferece proteção à pele. Além disso, é importante aplicar o produto adequado a cada duas horas para manter a proteção do sol.

Publicidade


A doença afeta mais homens - Existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. O melanoma é considerado o mais perigoso e mata 70% mais homens do que mulheres, mesmo os dois sexos desenvolvendo a doença de forma similar. A predominância é maior nos homens ocorre pelo fato de que existem mais chances de eles ignorarem avisos de proteção relacionados ao protetor solar e ao uso de bonés.


Medicina nuclear ajuda no tratamento - Para o tratamento, existem métodos utilizados em medicina nuclear que detecta lesões do melanoma antes das alterações anatômicas e permitem tratamento mais eficaz da doença. "Poucos sabem, mas a medicina nuclear já é aplicada no Brasil e possui diversos exames”, explica Barberio.

Publicidade


Atualmente, a medicina nuclear já conta com dois exames que identificam as metástases provocadas pelo melanoma antes das alterações anatômicas, ou seja, antes que elas estejam visíveis.


A cura existe - A cura a partir dos exames vai depender muito do tipo de câncer que a pessoa possui. Porém, é sempre recomendado fazer um diagnóstico precoce em casos de sintomas. Em alguns casos a cura chega a ser de 100%. A dica principal é buscar ajuda de um especialista logo que algo anormal for notado.

Raios solares envelhecem mais a pele - O excesso de exposição solar e, principalmente, a falta de proteção solar são as principais causas do envelhecimento da pele. Com a exposição excessiva, aparecem manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade