Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Conheça a relação entre enxaqueca, ansiedade e depressão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 out 2019 às 08:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Que a enxaqueca é uma doença altamente prevalente não é novidade, mas o que poucos sabem é que pacientes com enxaqueca apresentam associação mais estreita com doenças psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão.

O calendário nacional de efemérides de saúde reserva o dia 10 de outubro para a conscientização da Saúde Mental. No Brasil, os distúrbios mentais são responsáveis por altas taxas de incapacidade com incidência de 9,3% nos quadros de depressão e 7,5% nos quadros de ansiedade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A data é altamente propícia para promover a conscientização das enfermidades não visíveis, não palpáveis e subjetivas que se relacionam entre si”, afirma Mario Peres, médico neurologista da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Mas qual a associação entre os transtornos mentais e a enxaqueca, doença neurológica considerada a terceira enfermidade mais prevalente no mundo? Confira na lista a seguir cinco fatos sobre essa relação que vai muito além da dor de cabeça:

Publicidade


Se você tem enxaqueca, fique atento!


Subdiagnosticada e subestimada, a doença invisível tem um impacto devastador e está intimamente relacionada e associada a uma ampla variedade de comorbidades. Dos diversos tipos de enxaqueca, a crônica é a que mais apresenta frequência de associação com outras doenças psiquiátricas.

Publicidade


Diagnóstico de depressão é o mais comum entre enxaquecosos


A depressão, por exemplo, é um dos transtornos mais comuns em pacientes com enxaqueca. Estudos revelam que quem é acometido pela doença neurológica tem 2,5 vezes mais chances de sofrer com depressão em comparação aos que não a possuem. Mais de dez estudos que relacionam enxaqueca e depressão revelam que a incidência de depressão em enxaquecosos varia entre 8,6% a 47,9%.

Publicidade


Dados revelam maior incidência em pacientes que sofrem com aura


A associação entre enxaqueca e transtorno depressivo é ainda mais intensa em pacientes com enxaqueca com aura. E aqui vai uma informação curiosa: a relação entre enxaqueca e depressão parece ser bidirecional, ou seja, a enxaqueca (enquanto dor crônica) pode desencadear a depressão e vice e versa. "Não temos evidências científicas de que o controle da depressão ajuda no controle da enxaqueca, mas é importante identificar e tratar a depressão em pacientes com enxaqueca porque a depressão é um fator preditor importante para predisposição para enxaqueca”, acrescenta o médico.

Publicidade


Apesar de menos incidente, a ansiedade também merece atenção


Especificamente tratando de ansiedade, mais da metade dos pacientes reúnem pelo menos um tipo de transtorno, sendo os mais comuns: TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizado), TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e Síndrome do Pânico. Pacientes que sofrem com enxaqueca com aura também têm três vezes mais chance de ter transtorno afetivo bipolar em relação à população geral e, inversamente, cerca de um terço dos pacientes com transtorno afetivo bipolar têm enxaqueca.


Mesmo com os avanços científicos, o tratamento ainda é um desafio

Os medicamentos para o tratamento da enxaqueca disponíveis não têm ação específica e muitos deles foram elaborados para combater outros problemas, como epilepsia e depressão. Recentemente, uma nova classe de medicamentos biológicos foi descoberta com atuação no bloqueio dos receptores do peptídeo relacionado com os genes de calcitonina (CGRP). Tais tratamentos são capazes de bloquear diretamente o ciclo da doença com atuação profilática, ou seja, previne o início e/ou ocorrência das crises.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade