Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Medicina esportiva

Descalço ou de tênis: qual a melhor opção para o treino?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 set 2019 às 16:01
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Treinar descalço ou com os chamados calçados minimalistas tem aparecido com frequência nas academias e nas redes sociais dos musos e musas fitness. A prática é defendida por aqueles que buscam estimular a mente e aumentar a consciência corporal a partir do contato com o solo. Mas será que o hábito realmente traz algum benefício para a saúde física? Flávio Cruz, ortopedista e especialista em Medicina Esportiva e Trauma do Esporte, desmistifica o assunto e aponta três motivos para você não aposentar o bom e velho tênis.

1 - Estabilidade

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Quando você se exercita descalço, o suor gerado pelo nosso organismo durante a atividade física pode diminuir o atrito da planta do pé com o chão e favorecer a instabilidades e escorregões. O uso de calçado com meia diminui a chance de isso acontecer pois garante mais atrito entre a borracha do solado e o piso”, alerta o médico. Além disso, o tênis correto também oferece maior estabilidade articular. "O calçado reduz as chances de lesão, principalmente nos tornozelos daqueles com histórico de entorses de repetição".

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


2 - Absorção de impacto

Publicidade


O impacto é outro ponto crucial que deve ser considerado pelos adeptos dos pés livres. "O amortecimento nas articulações do pé, do tornozelo, quadril e da coluna fica comprometido quando você treina descalço, principalmente em exercícios de cadeia fechada e que geram carga axial significativa. Ou seja, quando os pés estão apoiados ou presos ao equipamento”, explica. Segundo o ortopedista, a borracha e o sistema de amortecimento presentes na sola do tênis esportivo diminuem a sobrecarga nas articulações.


3 - Proteção

Publicidade


O tênis também faz a diferença na proteção quanto a possíveis acidentes, como um simples "pisão” ou até a queda de um halter ou anilha sobre os pés. "Descalço, não há proteção nenhuma contra um trauma direto. A simples queda de um peso no pé pode fraturar um osso e se houver corte na pele a fratura é considerada exposta e o tratamento será uma cirurgia de urgência. O tênis protege o atleta nos casos de acidentes, diminuindo a área da lesão e o dano nas partes moles como pele, músculos e tendões”.


Exceções: yoga, pilates e alongamento

Publicidade


Algumas modalidades de exercícios permitem a execução com os pés livres, como é o caso da yoga, do pilates e do alongamento. "São exercícios sem impacto, com menor risco de lesão para articulações, quando bem orientados. Exercícios ao ar livre, em um jardim ou na areia da praia, por exemplo, podem gerar uma interação maior entre o atleta e a natureza, e alguns até relatam uma troca de energia maior com o ambiente, aumentando a sensação de bem-estar", esclarece Cruz.


Pés na areia

Para quem quer se exercitar sem nada nos pés, a recomendação do ortopedista é trocar a academia por um dia de treino na praia ou caixa de areia. "A areia fofa oferece um amortecimento natural. É uma ótima opção para praticar exercícios funcionais. Porém, esta prática merece uma atenção especial nas articulações dos membros inferiores. Por ser um terreno instável, aqueles que não possuem uma boa propriocepção podem aumentar o risco de lesão. A recomendação é que façam um trabalho preventivo com um fisioterapeuta ou educador físico antes de se aventurar neste tipo de terreno".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade