Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tratamento

Descubra qual é o medicamento utilizado no Japão contra o coronavírus

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 jul 2020 às 09:38
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os estudos acerca do coronavírus, em sites como Saúde Lab, estão ajudando médicos e especialistas a encontrarem a melhor forma de tratar a doença que está dizimando parte da população mundial. No Japão, um novo medicamento está dando esperanças de ação contra a doença.

O Ministério da Saúde do Japão aprovou o uso da droga esteroide dexametasona para o tratamento de novos pacientes com coronavírus. A dexametasona chamou atenção internacional desde que foi relatado no Reino Unido no mês passado que o medicamento reduziu as mortes entre pacientes com casos graves de Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O medicamento barato e fácil de obter é usado para tratar uma ampla gama de condições, incluindo doenças pulmonares. A dexametasona foi mencionada como um medicamento aprovado pelo governo em uma versão revisada de um manual do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


O manual, revisado na sexta-feira, citou a inclusão do medicamento em um estudo da Universidade de Oxford e revisou as diretrizes para o tratamento de pacientes com Covid-19 pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Publicidade


Comparando cerca de 2.100 pacientes que foram administrados com a droga por 10 dias e 4.300 pacientes que não foram, uma equipe da Universidade de Oxford disse em junho que a droga reduzia as mortes em um terço entre os pacientes ventilados e em um quinto entre os pacientes que receberam apenas oxigênio.


Levando em conta os resultados do estudo de Oxford, o Ministério de Saúde japonês revisou suas diretrizes para recomendar que o medicamento fosse administrado a pacientes ventilados e àqueles que necessitavam de injeção de oxigênio. A Organização Mundial da Saúde disse que a droga "pode salvar vidas para pacientes gravemente doentes com o Covid-19".


O medicamento gerou esperança entre especialistas no Brasil, mas todos indicam que é importante evitar qualquer tipo de automedicação. Automedicar-se é perigoso e, no caso da dexametasona e a doença causada pelo coronavírus, o uso do remédio sem acompanhamento médico e sem necessidade ou indicação pode acabar fazendo o contrário do que se deseja: dificultar o combate do vírus pelo corpo. Também pode causar outros efeitos colaterais. A droga só pode ser usada com acompanhamento médico.

Também é importante lembrar que o anúncio dos pesquisadores não coloca o remédio como uma cura para a Covid-19, mas como um medicamento positivo para pacientes com indicação para utilizá-lo, dentro de tratamentos hospitalares para casos graves e moderados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade