11/05/21
PUBLICIDADE
Atendimento gratuito

Distanciamento social impacta na saúde mental das pessoas

Com a determinação da quarentena no estado de São Paulo há aproximadamente 70 dias, para tentar conter o surto de coronavírus, os problemas psicológicos do dia a dia foram potencializados. Os medos vão desde morrer em decorrência da doença ao temor de passar fome, o que acaba afetando ainda mais a saúde mental das pessoas.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Esses temores aumentaram as sensações de ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos ruins diante do isolamento social e das incertezas em relação ao futuro.

"Eu diria que as pessoas normais estão com esses medos porque senão elas não seriam normais. As que já têm neuroses, psicoses e outras coisas mais poderão até negar e entrar em negação da quarentena", afirma Maria de Fátima Cardoso da Cunha Mora, presidente da SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa).

Por causa dessa nova realidade, Maria de Fátima se uniu a um grupo de cerca de 150 profissionais para criar a Rede de Apoio Solidário em todo o país, que faz o atendimento psicológico de pessoas que precisem de tratamento durante a quarentena.

Essa rede se junta ao CVV (Centro de Valorização da Vida), que possui cerca de 3.500 voluntários em todo o território nacional para atender 24 horas por dia no telefone gratuito 188, por e-mail ou por chat.

Segundo Antonio Batista, que faz atendimentos e também é formador de voluntários, o CVV atende anualmente 3,5 milhões de pessoas, sendo que 90% desse número é pelo telefone.

"Esse número vem crescendo. Em relação à quarentena, ainda não dá para saber se aumentou a quantidade de procura, mas o que podemos perceber é que está muito presente nos contatos falar de isolamento, de sentir-se só, de pessoas com receio de ir para o hospital ou do fato de não poder acompanhar um enterro", diz.

Além de buscar o auxílio com profissionais, há algumas dicas que podem ajudar a manter a saúde mental.
Claudinei Queiroz - Folhapress
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda

São Paulo suspende vacinação em grávidas com doses da Oxford/AstraZeneca

11 MAI 2021 às 10h20
Covid-19

Variante do coronavírus encontrada na Índia é de 'preocupação global', diz OMS

11 MAI 2021 às 09h46
Pandemia

Brasil registra 1.018 mortes por Covid e mais de 31 mil casos da doença em 24 h

11 MAI 2021 às 09h20
Imunização contra Covid

País precisa ampliar produção de vacinas e buscar novos fornecedores, dizem pesquisadores

11 MAI 2021 às 08h51
Boletim diário

Maringá registra 42 novos casos e uma morte por Covid-19

11 MAI 2021 às 08h04
Saiba mais

Covid-19: Maringá vacina pessoas com comorbidades nesta terça

11 MAI 2021 às 07h51
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados